app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política

Alagoas avança na participação da infraestrutura energética renovável

Alagoas é um dos estados por onde passarão as novas linhas

Por Da Redação | Edição do dia 02/04/2024 - Matéria atualizada em 02/04/2024 às 23h32

Alagoas está entre os 14 estados brasileiros, e os sete da região Nordeste, com obras previstas pelo leilão de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de 2024. As empresas Centrais Elétricas do Norte (Eletronorte) e a FIP Development Fund Warehouse ficarão encarregadas da construção e operação das linhas de transmissão de energia em Alagoas.

O leilão da Aneel foi realizado no último dia 28, em São Paulo, e as empresas arremataram lotes que incluem obras no estado. O objetivo do leilão foi selecionar as empresas encarregadas da construção e operação de 6,4 mil quilômetros de linhas de transmissão em estados brasileiros. O Ministério de Minas e Energia prevê investimentos de R$ 18,2 bilhões e a criação de quase 35 mil empregos diretos na construção dos 65 empreendimentos.

As obras vão passar por Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, com prazos de conclusão entre 36 e 72 meses.

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Segundo dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), as energias renováveis responderam por 92% de geração do país em fevereiro. Usinas hidrelétricas, eólicas, solares, além de sistemas de micro e minigeração distribuídas, ajudaram a impulsionar esse cenário.

Em Alagoas, conforme o Balanço Energético (BEAL), disponibilizado pela Superintendência de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), a matriz energética possui 87% de sua produção de energia primária sendo predominantemente limpa. No estado, a biomassa da cana-de-açúcar e as hidrelétricas lideram a produção.

Para a secretária Alice Beltrão, o setor de energias renováveis tem atraído cada vez mais ações e investimentos. “O setor de energia tem se transformado em desenvolvimento econômico e social, trazendo mais emprego e renda para os alagoanos. Com essas obras, vamos ampliar a nossa presença na produção de energia limpa”.

Mais matérias
desta edição