app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Política

Governador nomeia 120 novos aprovados para Polícia Científica

Paulo também confirmou vinda de Lula a Alagoas para compromissos na quinta e sexta-feira

Por Da Redaçao | Edição do dia 06/05/2024 - Matéria atualizada em 06/05/2024 às 23h18

O Governador Paulo Dantas nomeou ontem 120 novos policiais científicos. Paulo também anunciou a visita, na próxima quinta e sexta-feira, do Presidente Lula para assinatura da ordem de serviço do início das obras do trecho 5 do Canal do Sertão, em São José da Tapera, e também para a entrega de apartamentos populares no bairro do Vergel.

São 30 peritos criminais, 21 peritos médicos legistas, cinco peritos odontolegistas, 14 técnicos forenses, 11 papiloscopistas e 39 auxiliares de perícias.

Paulo ressaltou que a atual gestão já nomeou cerca dois mil novos servidores públicos na área. “A segurança pública é uma das pautas estratégicas e prioritárias do governo de Alagoas. Todo esse investimento em contratações e equipamentos na segurança pública reflete no desenvolvimento social e econômico do estado”, disse.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, observou que em apenas dois anos, o governador já investiu mais de R$ 360 milhões na área de segurança pública. “Além desses 12 novos integrantes da Polícia Científica, o governador já havia nomeado mais de 1.800 policiais”, lembrou.

A perita-geral da Polícia Cientifica, Rosana Coutinho, ressaltou a responsabilidade dos novos profissionais. “A ciência forense ganha cada vez mais importância na investigação criminal, considerando que essa área tem a função de estudar e interpretar, por meio de métodos científicos, os vestígios que caracterizam as infrações penais, para esclarecer os atos delituosos e colaborar com as autoridades responsáveis pela aplicação da lei”, disse.

Estiveram presentes à solenidade os deputados estaduais Sílvio Camelo e Leonan Pinheiro; os secretários de Estado Paula Dantas (Planejamento, Gestão e Patrimônio), Diogo Teixeira (Ressocialização), do comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Amorim e do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier.

POSSE

Em solenidade no Palácio República dos Palmares, Paulo Dantas empossou ontem, a nova secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Paloma Tojal. Ela já fazia parte dos quadros do governo de Alagoas, como secretária executiva de Gestão Interna da Secretaria da Fazenda.

“Tínhamos mulheres em diversos setores e agora teremos comandando estratégias também na área da segurança pública, e aí nós estamos tendo a alegria de nomear a competente servidora pública Paloma Tojal”, destacou o governador.

Paloma Tojal é advogada, pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública, e está cursando MBA em Gestão de Pessoas. Ela lembrou sua trajetória na Sefaz e disse que começou como estagiária aos 19 anos.

“Eu tenho 10 anos de Fazenda. Sou mãe, tenho filho de 12, então na época que eu entrei no estágio na Fazenda, ele era muito pequeno. Então, sempre foi um trabalho árduo, mas como uma amiga me disse, nada é difícil, é trabalhoso, mas difícil não é. A gente consegue chegar lá e resolver. Então foi assim que eu fui fazendo minha trajetória na Fazenda”, relembrou.

Mais matérias
desta edição