app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5751
Política

Paulo lança programa para fortalecer setor econômico e associativo

Alagoas + Cooperativa prevê ações integradas, acesso a crédito e suporte ao desenvolvimento sustentável

Por Da Redaçao | Edição do dia 08/07/2024 - Matéria atualizada em 08/07/2024 às 22h49

O Governador Paulo Dantas, acompanhado pela secretária Alice Beltrão (Desenvolvimento Econômico), lançou ontem o Programa Alagoas + Cooperativa, uma iniciativa com o objetivo de fortalecer o cooperativismo, o associativismo e a economia solidária no estado. O programa foi anunciado durante o Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), realizado no Palácio República dos Palmares.

O Alagoas + Cooperativa é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), através da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária. A iniciativa integra ações de diversas secretarias, órgãos e entidades da sociedade civil ligadas ao tema.

O principal objetivo do programa é desenvolver ações integradas e sistemáticas de formação e capacitação para os membros de cooperativas e empreendimentos de economia solidária.

“O cooperativismo sempre foi um dos pontos principais de minha gestão. Em 2022 firmei o compromisso de criar uma secretaria que atuasse exclusivamente com o cooperativismo e assim fiz. Alagoas é um dos estados que mais possuem pessoas inseridas no cooperativismo e é uma das nossas fontes de renda. Milhares de pessoas sobrevivem por meio das cooperativas e, por isso, o nosso Governo dá toda a atenção necessária. Quanto mais fortalecidos, mais o nosso estado se fortalece”, declarou Paulo..

O programa também busca articular, a nível governamental, estratégias e serviços para fomentar e apoiar o setor, fortalecer o acesso ao crédito por parte das cooperativas e associações, e estimular o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.

A secretária Alice Beltrão destacou a importância da iniciativa para a economia local e a integração de esforços em prol do cooperativismo.

“Este programa é uma oportunidade única para integrar esforços e recursos, proporcionando às cooperativas e aos empreendimentos de economia solidária o suporte necessário para se desenvolverem e expandirem seus mercados. A meta é fortalecer o acesso ao crédito, melhorar os processos gerenciais e estimular boas práticas de sustentabilidade”, avaliou a secretária.

Entre as ações previstas pelo programa estão a formação e capacitação dos membros de cooperativas, articulação de estratégias governamentais e serviços diversos para fomentar o setor, além de incentivar o desenvolvimento de boas práticas ambientais, econômicas, sociais e financeiras. O programa também visa a expansão de redes de comercialização, tanto no ambiente público quanto em novos mercados.

O Encoopal, realizado em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), reuniu mais de 200 cooperativas de diversos setores econômicos. Durante o evento, foram discutidos temas como intercooperação e casos de sucesso no setor, além do lançamento de livros direcionados ao cooperativismo.

Mais matérias
desta edição