Eleições 2024
Rafael Brito lança candidatura a prefeito neste domingo
Deputado aponta saúde, infraestrutura e educação como prioridades caso seja eleito para administrar Maceió

Com a missão de gerir a sexta capital mais desigual do País, o futuro prefeito de Maceió enfrentará desafios em diversas frentes, desde saúde e educação até mobilidade urbana, pavimentação e saneamento básico.
O deputado federal Rafael Brito (MDB) será o último pré-candidato a ser oficializado para o pleito, que já tem confirmados o prefeito JHC (PL), Lobão (Solidariedade) e Lenilda Luna (UP).
A convenção do MDB será no próximo domingo (4), no Ginásio do Colégio Fantástico, no Benedito Bentes, e também trará o nome do vice — devido a estratégias políticas, ainda se define se ele será ou não indicado pelo PT local ou se será uma decisão tomada completamente pelo diretório nacional do partido.
Em entrevista à Gazeta, Rafael elencou os maiores desafios para a prefeitura de Maceió no próximo ciclo. “Estruturar a cidade para atender, com seriedade, o que o maceioense precisa. O cidadão, principalmente o mais carente, vive uma série de dificuldades no seu dia a dia”, disse ele, destacando problemas na saúde e educação, além do ‘trânsito caótico’.
Rafael apontou saúde, infraestrutura e educação como prioridades caso seja eleito. Ele afirmou que planeja ampliar o programa Saúde da Família, contratar mais médicos e construir novos postos de saúde. Em infraestrutura, ele pretende criar um novo sistema de drenagem, melhorar a iluminação pública e pavimentar ruas. Na educação, o pré-candidato defende a ampliação da oferta de escolas em tempo integral e a valorização dos professores. “Precisamos garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, que os prepare para o futuro”, afirmou.
Com um discurso focado nas necessidades do cidadão, Rafael Brito promete enfrentar os problemas da cidade com seriedade e eficiência. “Meu compromisso é com o povo de Maceió, que merece viver em uma cidade mais justa e desenvolvida”.
Rafael Brito é deputado federal por Alagoas e foi eleito em 2022 com 58.134 votos. Na Câmara dos Deputados, propôs penas mais rígidas para crimes em ambiente escolar e fiscalizou ações do executivo federal, como o aumento do valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
É o atual presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, uma associação suprapartidária de deputados e senadores que promove discussões sobre a legislação e políticas públicas voltadas para a Educação. Neste posto, antes ocupado pela deputada federal Ta bata Amaral, o parlamentar garante que tem trabalhado para promover discussões e implementar medidas que beneficiem a educação em todo o País.
Em sua passagem pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc), diz Rafael, ele implementou mais de 10 programas de incentivo e benefícios para estudantes e profissionais da educação, citando o Cartão Escola 10, que concede benefícios para estudantes da rede estadual com frequência escolar superior a 90%. O pré-candidato comenta que desenvolveu um diálogo constante com a comunidade escolar, realizando visitas frequentes às unidades de ensino e ouvindo diretamente as demandas de estudantes e professores.
Segundo ele, sob sua gestão, Alagoas reduziu em 70% a evasão escolar e conseguiu um aumento de 30% nas matrículas da rede pública estadual entre 2021 e 2022, após a implantação do Cartão Escola 10. Esses resultados foram determinantes para que o programa passasse a ser referência nacional em políticas para a educação. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo para transformar a educação em nossa capital”, celebrou Rafael.
Um exemplo desse feito, pontua ele, foi a criação do programa “Pé-de-Meia”, similar ao “Cartão Escola 10”, em que o governo federal repassa mensalmente um valor aos estudantes inscritos no Bolsa Família. Ele lembra que o Presidente Lula elogiou suas iniciativas à frente da Educação em Alagoas.