loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Política

Eleições

Proposta de governo de Brito foca em educação, saúde e no caso Braskem

Candidato do MDB à prefeitura também inclui proteção às mulheres e programas para jovens de Maceió

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O deputado federal e candidato a prefeito de Maceió pelo MDB, Rafael Brito, divulgou o seu plano de governo. Segundo ele, o propósito é “tornar Maceió uma cidade com oportunidades para todas as pessoas, com protagonismo das mulheres”. Ele focou nos pilares de saúde, educação e caso Braskem. Apenas duas candidaturas entre as cinco que concorrerão no pleito registraram seus planos de governo. Eles têm até o dia 15 de agosto para fazê-lo.

Num documento de 36 páginas, Brito adotou cinco perspectivas (Sociedade, Gestão, Servidores, Modernização Tecnológica e Gestão Fiscal), numa relação de causa e efeito, desmembrados em 381 compromissos. Esses compromissos são associados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Segundo o plano de governo, na área da saúde, o objetivo será aprimorar a infraestrutura dos serviços, aumentar o acesso a cuidados médicos e preventivos e implementar programas de promoção da saúde. Na educação, a meta é garantir o acesso universal a uma educação de qualidade desde a primeira infância, com ênfase na integralidade do ensino, na recuperação da aprendizagem, na expansão da infraestrutura escolar e no combate à evasão.

Sobre o caso Braskem, Rafael afirma que irá revisar os acordos estabelecidos entre a Prefeitura de Maceió e a mineradora, buscando soluções jurídicas para rescindir o acordo de indenização de R$ 1,7 bilhão firmado em 20 de julho de 2023. Ele pretende realocar os moradores das regiões do Flexal de Baixo e Flexal de Cima, “que estão ilhados em decorrência do crime ambiental causado pela Braskem na exploração de sal-gema”.

Ele acrescenta que exigirá uma indenização justa para os moradores de Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto, Farol e das regiões do Flexal de Baixo e Flexal de Cima e que também tem como ideia desenvolver um projeto de resgate da memória das áreas afetadas pelo desastre ambiental provocado pela petroquímica, além de monitorar de forma contínua as minas já exploradas pela empresa.

Entre outras ações previstas pelo emedebista, muitas se direcionam para a proteção das mulheres. Ele quer implantar Delegacias de Defesa da Mulher nos bairros da cidade, implantar um mapa da violência de gênero em Maceió, melhorar a segurança de nos pontos de ônibus e implementar campanhas contra assédio, machismo, importunação sexual e outras formas de discriminação.

Ele também promete criar diversos programas para os jovens caso eleito. Entre eles, o Programa Crédito Jovem, para disponibilizar microcrédito para que iniciem os seus negócios; o Programa Oportunidade Jovem, que contrataria 5 mil estagiários para atuar nos órgãos municipais; o Programa Startup Jovem, que apoiará jovens empreendedores; e o Programa Jovem Tech, para ofertar cursos nas áreas de programação e desenvolvimento web.

Relacionadas