Ideb
‘Resultado é fruto de trabalho consistente’, diz superintendente
Alagoas conta com 31 escolas entre as 100 melhores do Brasil, cinco delas com nota máxima

Alagoas teve cinco escolas com nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo todas elas do interior do Estado. São duas em Coruripe, duas em Teotônio Vilela e uma em União dos Palmares. No total, Foram 31 colégios da rede pública entre os 100 melhores do País.
Segundo a superintendente do Desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc/AL), Fabiana Dias, o resultado do Ideb é consequência de um trabalho consistente, iniciado em 2017 com a implantação do programa Escola 10.
“O resultado obtido no Ideb em 2023 é fruto de um trabalho consistente, de um trabalho comprometido de todos que fazem a educação aqui em Alagoas, com a melhoria da qualidade da educação. O programa Escola 10 é desenvolvido em parceria com os princípios que nós temos trabalhado intensamente na formação continuada de professores, na disponibilização de material didático, material didático de qualidade e também na realização de avaliações periódicas, onde a gente acompanha o desempenho dos estudantes e pode atuar de forma mais assertiva nesse planejamento”, explicou.
Fabiana destacou que essas iniciativas foram essenciais para fortalecer o aprendizado das crianças, adolescentes e jovens, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, que causou um déficit significativo de aprendizagem, especialmente no ensino médio. Os resultados indicam que as ações em andamento estão ajudando a recompor essas aprendizagens.
“A pandemia da Covid-19 teve um impacto profundo na aprendizagem desses nossos estudantes, o ensino médio mesmo foi uma das etapas muito afetadas. Então fatores como a evasão escolar, as próprias desigualdades educacionais impostas por todo aquele período da pandemia, contribuem com essa situação. No entanto, estamos determinados, desafiados a continuar a essa melhoria”, garantiu.
A superintendente também mencionou o programa Cartão Escola 10, que visa garantir a permanência dos alunos nas escolas de ensino médio, oferecendo uma bolsa de permanência que incentiva os estudantes a concluírem seus estudos. Esse programa, segundo ela, serviu de inspiração para o governo federal ao criar o programa Pé-de-Meia.
Além disso, ela salientou o programa Professor Mentor, que envolve um trabalho próximo entre professores mentores e estudantes monitores, oferecendo suporte aos alunos do 9º ano até o final do ensino médio. Essa combinação de iniciativas, de acordo com ela, resultou em um desempenho notável, com o ensino médio alcançando o melhor resultado da história do Ideb, desde 2005, com um aumento significativo em 2023.
“O Governador Paulo Dantas vem investindo e já sinalizou que continuará investindo em programas de apoio, em programas de melhoria da nossa rede, nas escolas de tempo integral, nas escolas que estão sendo construídas, na ampliação da oferta de educação profissional, para garantir que os nossos estudantes possam superar desafios e alcançar os resultados ainda melhores nos próximos anos. Estamos focados em garantir que cada estudante em Alagoas tenha as condições necessárias para concluir os estudos. O nosso objetivo é continuar avançando nos indicadores educacionais, sempre com objetivo de ofertar essa educação de qualidade para todos”, acrescentou.