Democratas
Kamala oficializa hoje candidatura à presidência dos EUA
Atual vice-presidente fará discurso no qual aceitará formalmente a indicação para a disputa

Kamala Harris aceitará formalmente a indicação democrata para disputar a presidência dos Estado Unidos e fará seu discurso principal hoje – que também marca o 10º aniversário de seu casamento com Doug Emhoff.
“Esta quinta-feira será nosso 10º aniversário de casamento”, disse Emhoff ao público na Convenção Nacional Democrata na terça-feira. Ele disse que isso significava que teria que ouvir a primeira mensagem de voz estranha que ele enviou para Harris, que ela guardou e reproduziu em seus aniversários.
“No entanto, não será a única coisa que eu ouvirei nessa mesma noite”, acrescentou. “Ouvirei minha esposa, Kamala Harris, aceitar sua nomeação para presidente dos Estados Unidos e, com sua ajuda, ela liderará com alegria e firmeza, com aquela risada e aquele olhar – com compaixão e convicção”.
A segunda noite de Convenção Nacional do Partido Democrata mirou no futuro, representado na figura de Kamala Harris, depois de despedida de Joe Biden. O escolhido para marcar essa transição foi o ex-presidente Barack Obama, destaque da terça-feira, 20, no United Center, em Chicago.
Obama elogiou Joe Biden por colocar a ambição pessoal de lado e buscar o melhor para o país, interrompido pelos gritos de “obrigada Joe”, da plateia. “Agora, a tocha foi passada e cabe a todos nós lutar pela América que queremos. E não se enganem, vai ter luta”, declarou Barack Obama, sinalizando que a disputa será difícil, em meio à empolgação que tomou conta do partido após a substituição de Biden por Kamala.
“Apesar de toda a incrível energia que conseguimos gerar nas últimas semanas, de todos os comícios e memes, essa ainda será uma disputa acirrada em um país muito dividido”, alertou. Quando criticou Donald Trump e ouviu vaias como resposta da plateia, ele reforçou: “não vaie, vote”.
“Não precisamos de mais quatro anos de arrogância, trapalhadas e caos, já vimos esse filme antes e todos sabemos que a sequência geralmente é pior”, disse Obama, referindo-se a Trump. “A América está pronta para um novo capítulo. A América está pronta para uma história melhor”.
Antes dele, Michelle Obama subiu ao palco ovacionada pela multidão. “Alguma coisa incrivelmente mágica está no ar. O poder contagioso da esperança”, disse. Ela enalteceu os valores e a trajetória de Kamala Harris, como uma mulher de classe média, filha de imigrantes que chegou à vice-presidência dos Estados Unidos.
Logo, voltou à carga para Donald Trump. “Por anos, Trump fez tudo o que estava ao seu alcance para tentar fazer as pessoas terem medo de nós. Sua visão limitada e estreita do mundo o fez se sentir ameaçado pela existência de duas pessoas trabalhadoras, altamente educadas e bem-sucedidas que por acaso são negras”, disse.
“Quem vai dizer a ele que o emprego que ele está buscando atualmente pode ser um desses empregos para negros?”, seguiu, referindo-se à polêmica declaração do republicano na mesma entrevista com jornalistas negro em que questionou a identidade racial de Kamala Harris.