loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 28/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Política

Eleições

TRE-AL recebe quase 100 denúncias sobre propaganda irregular

Eleitores podem denunciar anonimamente por meio de aplicativo, anexando fotos, vídeos ou áudios

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Se para a maioria das pessoas a eleição deste ano está “morna”, o mesmo não se pode dizer de seus bastidores. Em dez dias desde o início da propaganda oficial, já foram registradas 97 denúncias contra candidatos da capital e interior, média de 9,7 por dia que tramitam no Ministério Público Eleitoral.

As denúncias de Alagoas constam do aplicativo Pardal, que recebe de forma anônima as queixas com fotos, vídeos e até áudios. O maior número de situações envolvendo candidatos está em Maceió e na cidade de Messias, onde constam 17 cada uma.

Em seguida vem o município de Minador do Negrão com 13, seguido de São Miguel dos Campos com 12 ocorrências. Já em São José da Tapera e Feira Grande, foram registradas 5 denúncias. Japaratinga, Estrela de Alagoas e Major Izidoro apareciam com quatro denúncias cada um até a tarde de ontem.

Na cidade de Arapiraca, onde a disputa conta com cinco candidatos, até o momento só foram registradas três denúncias. No município de Santa Luzia do Norte, foram 2 registros feitos no aplicativo.

O maior número das supostas irregularidades envolve candidaturas a vereador. Ao todo foram 51 denúncias, contra 11 envolvendo candidaturas a prefeito. O conteúdo das irregularidades não é revelado pelo site pardal.

APURAÇÃO

A apuração das denúncias inicialmente ocorre nas próprias cidades, pelos respectivos promotores. Somente a partir dessa primeira análise é que os processos podem ou não ser remetidos às instâncias superiores.

Antes do início do processo eleitoral, o presidente do TRE, desembargador Klever Loureiro, já havia informado que o órgão, bem como o MP Eleitoral, estará atento a toda e qualquer forma de ataque aos candidatos, ao processo e à democracia.

A maior preocupação continua sendo quanto ao uso de inteligência artificial, que pode usar imagem e voz de candidatos de forma deturpada, mas a ferramenta de tecnologia também auxiliará a Justiça Eleitoral a identificar fraudes.

Para registrar denúncias, qualquer pessoa pode recorrer à ferramenta Pardal. Basta entrar no site https:pardal.tse.jus.br A única exigência é que ela seja robustecida com o mínimo de elementos que ajude ao processo de apuração, como relato completo, vídeos, fotos e áudio..

REGISTROS

Até ontem, a Justiça Eleitoral tinha analisado 347 pedidos de registros de candidaturas em Alagoas.. O tribunal realiza um esforço concentrado nos cartórios das 37 zonas eleitorais no interior e uma na capital para análise dos demais processos.

Dos requerimentos julgados, 336 foram deferidos. Isso quer dizer que a candidatura está regular, com dados e documentação completos, em atendimento aos requisitos para concorrer e cujo pedido já foi apreciado pela Justiça Eleitoral. Há nove renúncias (desistências), um cancelamento (partido, federação ou coligação suspenderam o pedido) e um indeferimento.

Até o momento, há oito candidaturas a prefeito aprovadas: Ziane Costa, candidata à reeleição em Delmiro Gouveia (MDB); Silvana, do PP, em Flexeiras; Zilmo Alencar (Podemos) e Felipe Jatobá (PP), em Jequiá da Praia; Thiago Cursino (PL), em Roteiro; George Clemente (MDB) e Pedoca Jatobá (PRD), em São Miguel dos Campos); e Lobão, candidato a prefeito pelo Solidariedade, em Maceió.

Em Jequiá da Praia, o juiz eleitoral ainda falta analisar o pedido de registro da candidatura de Bia Alves, do PL. Em São Miguel dos Campos, as duas candidaturas postas estão autorizadas e regulares. Os respectivos candidatos a vice desses locais já analisados também obtiveram o deferimento do registro.

De vereadores, 330 candidaturas foram julgadas, das quais 320 estão deferidas (6,07%) e 4.939 aguardam julgamento (93,74%). Há nove desistências para esse cargo nos municípios de Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Olho d’Água do Casado, Palmeira dos Índios (3), Rio Largo, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos.

Relacionadas