loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Eleições

Saúde, segurança e infraestrutura: confira as propostas dos candidatos

Áreas são apontadas pelos eleitores de Maceió como os principais desafios para o novo gestor

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Saúde, segurança e infraestrutura básica. Essas são as três principais áreas que mais preocupam os maceioenses, conforme mostrou a primeira pesquisa Quaest, divulgada no final do mês de agosto.

A Gazeta foi em busca dos planos de governo de JHC (PL), Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade), os três candidatos cujos partidos têm representatividade parlamentar no Congresso Nacional, para traçar os que eles propõem para que melhorias nesses indicadores sejam implementadas. Confira a seguir!

SAÚDE

JHC

O atual prefeito e candidato à reeleição, JHC, apresenta três propostas para a área da Saúde, voltadas à ampliação do acesso e à melhoria da qualidade dos serviços; à distribuição de medicamentos e acolhimento, e à saúde animal.

Entre as propostas, estão a ampliação da cobertura da Atenção Básica do município; a ampliação do Corujão da Saúde; a ampliação do programa orientado para a saúde da mulher e a consolidação da rede de média e alta complexidades.

JHC pretende ampliar o programa Remédio em Casa e aumentar os Centros de Acolhimento e Reabilitação para dependentes químicos vinculados à Prefeitura. O candidato quer implantar o Hospital Veterinário Municipal, para promoção da saúde animal e da saúde pública.

Rafael Brito

O candidato do MDB coloca a atenção primária à saúde como uma prioridade do seu governo, ampliando as ações voltadas à saúde da mulher, da criança, do adolescente, do idoso e da pessoa com deficiência. Ele pretende construir novas unidades de saúde da família e reformar as existentes, além de implantar Clínicas das Famílias para atendimentos especializados.

No total, para essa área, são 27 pontos propostos. Entre eles, estão a criação do Programa TEA-MO, com políticas públicas específicas para o atendimento de crianças com TEA; a construção dos novos Caps Álcool e Drogas (Caps AD) na parte alta de Maceió e de novos Caps III - com atendimento 24 horas - e Capsi; e a criação do Programa “Saúde Integral”, garantindo aos pacientes cuidados de prevenção, marcação de consultas, agendamento de exames e realização de procedimentos.

Rafael também pretende implantar o programa de promoção à saúde infantil e de desenvolvimento integral da criança; construir clínicas infantis multidisciplinares; criar o Programa Bem Estar da Mulher Maceioense; implementar linha de cuidado com a saúde sexual e reprodutiva, contemplando a prevenção e tratamento de doenças crônicas; ampliar a oferta de cuidados da saúde mental pré e hospitalar; implantar o Programa Jovem de Boa, para apoio psicológico para jovens em situação de vulnerabilidade, e criar o programa Fila Zero, para eliminar as demandas de consultas, exames e cirurgias, entre outros.

Lobão

A saúde também é uma das prioridades para o candidato Lobão, com foco na universalização da cobertura da atenção básica e na criação de núcleos de prevenção nos bairros, conforme consta em seu plano de governo. Para isso, ele apresenta sete propostas, entre elas a criação do Programa Tem Médico, nos moldes do Mais Médicos, para garantir a universalização do atendimento de atenção básica, através do Programa Saúde da Família; a ampliação da rede de atenção básica, com a construção de seis UPAs, sendo uma para cada região administrativa da capital, e a valorização dos Profissionais de Saúde.

Além disso, Lobão também propõe a criação do Complexo Multidisciplinar para atendimento às pessoas diagnosticadas com o Transtorno dos Espectro Autista (TEA); a construção e reforma de unidades de saúde, contratação e capacitação dos profissionais e aprimoramento da estrutura de atendimento; a criação do laboratório municipal para desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, inclusive os derivados da cannabis medicinal e a implantação do centro de cuidado às mulheres, promovendo atendimento integral a mães e filhos até a primeira infância.

Leia mais na página Política | 10

Relacionadas