loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Campanha

A doze dias da votação, candidatos reforçam ataques no guia eleitoral

JHC diz que adversários não mandaram verbas para Maceió; Rafael Brito critica a gestão do município

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Faltam 12 dias para a eleição e os principais candidatos à prefeitura de Maceió intensificam as críticas ao outro durante seus tempos no Guia Eleitoral. JHC (PL), que busca a reeleição, estabelece críticas a Rafael Brito (MDB) por sua relação com a família Calheiros e por não ter destinado verbas à capital enquanto deputado federal; Rafael, por sua vez, tenta demonstrar que o prefeito falhou na gestão do caso Braskem e tem índices ruins em saúde e educação.

Com 5min29s, o prefeito direciona suas críticas à relação do deputado federal com a família Calheiros e seus aliados governistas, além de dizer que Brito não direcionou recursos para o município neste mandato. Por outro lado, Brito, com 3min55s, elenca possíveis falhas da gestão nos últimos anos, com pouca atenção à saúde, educação e ao caso Braskem.

Além disso, o prefeito trouxe à tona um ataque que teria sido à sua família na eleição de 2022, Renan Filho (MDB), Rafael e outros aliados eleitos teriam ido às proximidades de sua casa, proferindo ofensas, após a derrota de seu agora vice Rodrigo Cunha (Podemos) ao governo estadual.

Ele também elenca as benfeitorias que fez pela cidade durante o seu primeiro mandato, como o Hospital da Cidade, obras de asfalto e contenção de encostas, revitalização de praças e habitacionais no Vergel, por exemplo.

Rafael tem 3min55s no guia e tenta demonstrar falhas da gestão de JHC especialmente no caso Braskem, reiterando que ele teria abandonado os moradores dos Flexais, bem como teria aproveitado a situação para fazer um acordo desvantajoso aos moradores de Maceió.

O candidato também traz números negativos em relação à saúde e educação. No primeiro indicador, ele conversa com pessoas sobre filas em postos de saúde, a demora para a realização de exames e critica a compra do Hospital da Cidade, que teria sido superfaturada. Na educação, Rafael afirma que o prefeito teve um resultado ruim no Ideb e não seria prioridade da gestão de JHC.

Como promessas de campanha, ele fala sobre a criação de programas como o ‘Vou de Graça’, que promete transporte gratuito todos os dias; a construção de 40 policlínicas; e o ‘Cartão Escola 10 Maceió’, mostrando ações que teve enquanto secretário de governo e deputado federal.

REVITALIZAÇÃO DO CENTRO

Durante esta segunda-feira (23), os dois candidatos tiveram reuniões sobre a revitalização do centro de Maceió. JHC esteve em São Paulo em um road show na B3, bolsa de valores sediada no município.

Ele apresentou números de Maceió e falou sobre o novo centro administrativo do município. JHC afirmou que Maceió tem a melhor nota do Tesouro Nacional e acrescentou que a cidade tem a capacidade de fazer mais R$ 5 bilhões de investimentos, com a menor taxa de desemprego do Nordeste e o segundo maior investimento público do País.

“Fiz uma apresentação sobre os números, os dados da nossa cidade. Entramos num padrão de dados, de boas informações, de qualidade das informações. E agora, todo esse trabalho que nós fizemos, a gente coloca a Maceió no mapa de grandes investimentos. Nós viemos aqui para falar do novo centro administrativo, que faz parte da revitalização do centro de Maceió. A gente tem um centro muito estratégico, além de ser histórico, ele está bem posicionado, fica de frente para o mar, é um ativo importante, mas que estava abandonado”, analisou ele.

Rafael esteve na Aliança Comercial e firmou um compromisso para revitalizar e requalificar o centro de Maceió. Ele afirmou que existem muitas reclamações de abandono à região, com calçadas destruídas, sem banco e drenagens destruídas.

Ele citou o centro cultural, com prédios históricos, e por isso seria importante recuperar uma parte da identidade de Maceió. Para ele, em Marechal Deodoro, há um mercado modelo que podem embasar essa ideia de revitalização. “Aqui nessa área, os empreendedores em conjunto geram mais de 20 mil empregos para a cidade de Maceió. Então é um centro comercial muito importante do ponto de vista econômico para Maceió. Os empreendedores do comércio clamam por uma melhoria de infraestrutura para que eles possam continuar a se desenvolver. É muito importante que a gente faça uma requalificação completa do centro da cidade, recuperando o calçadão, dotando de infraestrutura para que as empresas possam se desenvolver, continuar gerando emprego, oportunidade”, garantiu.

Relacionadas