loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 01/07/2025 | Ano | Nº 6000
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Política

Clima de tensão

TRE defere pedido de envio de tropas federais para 7 municípios

Órgão vai enviar recomendação ao Tribunal Superior Eleitoral, a quem cabe tomar a decisão final

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Durante sessão virtual realizada ontem, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deferiu o pedido de envio de tropas federais para sete municípios de Alagoas no dia das eleições, por causa do clima tensão na região . São eles: Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia.

Na mesma sessão, foram indeferidos os pedidos de tropas para Pindoba, Olivença e Maribondo. Apenas o pedido referente ao município de Roteiro segue em análise dos desembargadores eleitorais alagoanos.

Para tomar a decisão, o tribunal questiona o governo de Alagoas se as forças policiais conseguem garantir a segurança nas localidades. Com essa resposta, o relator do pedido de tropas, que é um desembargador eleitoral, elabora seu voto e apresenta aos demais no Pleno.

De acordo com o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, o Poder Executivo estadual, responsável pelo comando das unidades de segurança pública, afirmou que as forças de segurança possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições nos municípios em que o reforço das tropas federais foram negados.

Sobre os municípios onde houve o deferimento do reforço federal, o presidente do TRE destacou que “nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”.

Agora, o TRE encaminha os deferimentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o órgão é quem tem a decisão final sobre o uso das tropas federais.

JUNQUEIRO

Integrantes da Câmara Técnica de Inteligência (CTI) para as Eleições 2024 do TRE visitaram os municípios alagoanos com relatos de tensão política no período eleitoral. Nas visitas, coordenadas pelo desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata Lima, os integrantes se reuniram com magistrados, promotores e representantes das forças policiais.

Segundo ele, em entrevista à Gazeta, Junqueiro é considerado o município com o cenário mais acirrado. Apesar da decisão pelo deferimento de tropas federais, o CTI continuará fazendo visitas até a eleição, sendo esse um trabalho contínuo.

“Junqueiro realmente tem uma situação muito acirrada, não só no campo político, mas em questão de violência também. Nós vamos essas visitas para saber a situação real desses municípios em relação a tudo que pertence ao pleito dessas eleições. Fomos entender na prática como funcionam as demandas que nos foram postas”, analisou.

Na segunda-feira, a CTI esteve em Roteiro e Marechal Deodoro e, nesta terça, em São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e Junqueiro.

Relacionadas