app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5814
Política

Mais cinco municípios solicitam reforço de tropas federais ao TRE

Órgão recebeu pedidos de Barra da Santo Antônio, Paripueira, São Luís do Quitunde, Maravilha e Lagoa da Canoa

Por Jamille Silva | Edição do dia 26/09/2024 - Matéria atualizada em 26/09/2024 às 23h54

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais deste ano, mais cinco cidades de Alagoas solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) o envio de reforço de tropas federais. Os pedidos foram feitos nesta quarta (25) e quinta-feira (26).

Os municípios são: Barra de Santo Antônio, Paripueira e São Luís do Quitunde, da 17ª Zona Eleitoral, além de Maravilha e Lagoa da Canoa, da 44ª Zona Eleitoral. A eleição acontecerá no dia 6 de outubro.

O Pleno do TRE/AL já julgou e deferiu o pedido de tropas federais de sete municípios, sendo eles: Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia.

Para tomar a decisão, o Tribunal questiona o governo do Estado sobre a capacidade das forças policiais de garantir a segurança nas localidades.

De acordo com o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, nas referidas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, além de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático.

Para Olivença, Maribondo e Pindoba, a solicitação foi indeferida. O TRE informou que as forças de segurança dessas cidades “possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições”.

O pedido de tropas para a cidade de Roteiro foi retirado de pauta e segue em análise pelos desembargadores eleitorais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é responsável pela última análise dos pedidos e deve incluir os processos na pauta dos próximos dias..

Mais matérias
desta edição