Mais cinco municípios solicitam reforço de tropas federais ao TRE
Órgão recebeu pedidos de Barra da Santo Antônio, Paripueira, São Luís do Quitunde, Maravilha e Lagoa da Canoa
Por Jamille Silva | Edição do dia 26/09/2024 - Matéria atualizada em 26/09/2024 às 23h54
A pouco mais de uma semana para as eleições municipais deste ano, mais cinco cidades de Alagoas solicitaram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) o envio de reforço de tropas federais. Os pedidos foram feitos nesta quarta (25) e quinta-feira (26).
Os municípios são: Barra de Santo Antônio, Paripueira e São Luís do Quitunde, da 17ª Zona Eleitoral, além de Maravilha e Lagoa da Canoa, da 44ª Zona Eleitoral. A eleição acontecerá no dia 6 de outubro.
O Pleno do TRE/AL já julgou e deferiu o pedido de tropas federais de sete municípios, sendo eles: Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia.
Para tomar a decisão, o Tribunal questiona o governo do Estado sobre a capacidade das forças policiais de garantir a segurança nas localidades.
De acordo com o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, nas referidas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, além de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático.
Para Olivença, Maribondo e Pindoba, a solicitação foi indeferida. O TRE informou que as forças de segurança dessas cidades “possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições”.
O pedido de tropas para a cidade de Roteiro foi retirado de pauta e segue em análise pelos desembargadores eleitorais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é responsável pela última análise dos pedidos e deve incluir os processos na pauta dos próximos dias..