Revitalização do Centro é pauta dos candidatos à Prefeitura de Maceió
JHC planeja instalação de complexo administrativo; Rafael e Lobão falam em reaproveitar imóveis vazios
Por Da Redação | Edição do dia 28/09/2024 - Matéria atualizada em 28/09/2024 às 04h00
A revitalização do centro de Maceió é pauta dos três principais candidatos à prefeitura do município. JHC (PL), Rafael Brito (MDB) e Lobão (Solidariedade) esperam tornar a região novamente um polo histórico e com estrutura para continuar sendo importante comercialmente para o município, bem como a utilização de imóveis fechados para trazer os trabalhadores mais próximos às empresas.
O prefeito JHC, que tenta a reeleição, apresentou recentemente um novo centro administrativo do município em evento em São Paulo. Segundo ele, o prédio escolhido será o do INSS, na Praça dos Palmares, adquirido pelo município. Ele afirmou que a cidade tem a capacidade de fazer R$ 5 bilhões de investimentos, ressaltando que tudo passa também por uma reforma não só física, mas também de mentalidade.
“O centro de Maceió é muito especial, porque a cidade se iniciou ali. É também um centro diferenciado, à beira-mar, de importância econômica e social enorme. Infelizmente foi abandonado no passado e isso tem magoado Maceió, em especial as pessoas que lá trabalham e compram. Apesar das inúmeras obras que fizemos, sabemos que há muito que melhorar, por isso modelamos um projeto arrojado, exemplo para o Brasil, para oxigenar o nosso centro e promover mais economia, emprego e renda para Maceió”, explicou à Gazeta.
IMÓVEIS FECHADOS
O deputado federal Rafael Brito argumentou que o centro de Maceió precisa de requalificação e tem problemas em suas estruturas, como o calçadão do comércio, que estaria destruído, além de problemas na drenagem. Ele firmou compromisso com a Aliança Comercial para recuperar a região, ouvindo críticas de lojas que perderam seus funcionários por conta da diminuição do movimento na região.
À Central Gazeta de Notícias, Rafael salientou que seu projeto tem como intenção aproveitar os imóveis fechados, trazendo prédios públicos, repartições públicas e moradias populares à sua pauta, garantindo segurança e fluxo no centro da cidade.
“Um dos meus planos é utilizar a área próxima ao antigo Hiper Bompreço da Avenida Buarque de Macedo para criar um grande complexo multiúso e multissetorial, fazendo um novo polo de tecnologia. É um projeto grande, é um projeto grandioso, que fará com que a gente possa iniciar, a partir dali, a requalificação do centro da nossa cidade”, garantiu.
O ex-deputado estadual e ex-vereador Lobão tem projeto semelhante em relação à moradia dos trabalhadores da região. Ele também espera colocar banheiros públicos, acessibilidade e proteção contra sol e chuva.
“Temos que colocar aqui o banheiro público em cumprimento à lei, trazer a acessibilidade, a proteção contra sol e chuva. O nosso projeto de moradia é para proporcionar ao trabalhador do centro, que mora longe daqui, a possibilidade de residir próximo do trabalho, aproveitando os prédios abandonados. Nós poderemos reorganizá-los para que o trabalhador fique no centro e não vivencie distâncias imensas para chegar ao trabalho”, explicou.