Vitoriosos
Alagoas registra a maior taxa de reeleição de prefeitos do Brasil
Todos os 54 gestores municipais do Estado que disputaram novo mandato saíram vencedores nas urnas

Todos os 54 prefeitos de Alagoas que buscaram se reeleger nas eleições municipais de 2024 conseguiram vencer o pleito no último domingo (6), garantindo uma taxa de 100% de reeleição no estado, de acordo com os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a apuração. Em Campo Alegre, no Agreste, o atual prefeito não disputou a reeleição.
A taxa de reeleição de Alagoas é a maior do Brasil, empatada com a de Roraima, no Norte do Brasil. A segunda maior taxa foi registrada no Acre, com 92,85%. Já a terceira foi na Paraíba, com 92,52%. Já o estado com menor taxa de reeleição foi Santa Catarina, no Sul, com 64,33%.
Em nível nacional, dos mais de 3 mil prefeitos que tentaram a reeleição, 80,6% tiveram sucesso no pleito. Enquanto 590 foram derrotados pelos adversários, 2.444 conseguiram mais quatro anos. Os reeleitos representam 44,67% do total de candidatos a prefeito que venceram a eleição de 2024. Os outros 3.027 eleitos (55,33%) iniciarão novas administrações em suas cidades em 2025.
No caso de Alagoas, os dois maiores colégios eleitorais do estado reelegeram seus prefeitos. Em Maceió, JHC, do PL, teve 83,25% dos votos válidos e foi o prefeito de capital com o segundo maior percentual de votos. Já em Arapiraca, Luciano Barbosa, do MDB, teve 85,04% dos votos e vai para o quarto mandato à frente do executivo arapiraquense, sendo esta a sua segunda reeleição.
As informações sobre reeleição foram sistematizadas pela equipe de tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a partir dos dados oficiais do TSE, mas os números ainda podem ser alterados por decisões judiciais. No caso de Alagoas, aparecem 55 candidatos à reeleição, mas houve um erro no caso de Joaquim Gomes, onde o candidato que aparece como à reeleição é, na verdade, o atual vice-prefeito, que tentava se eleger prefeito, mas foi derrotado.
Ainda em Alagoas, teve candidato que não tentou se reeleger. Nicolas Pereira, do PP, não tentou a reeleição e apoiou a prima Pauline Pereira, também do PP, que venceu o pleito. Pauline já havia sido prefeita do município por dois mandatos e foi sucedida por Nicolas, que agora passará o posto de volta para a prima.
E o prefeito com maior percentual de votos de Alagoas, Marcelo Beltrão, do PP, em Coruripe, também foi um caso de reeleição e venceu com 90,22%. Outro caso de reeleição que chama a atenção em Alagoas é o de Passo de Camaragibe, no Litoral Norte, onde Ellisson Santos, do Republlicanos, conseguiu o feito que nenhum outro chefe do executivo municipal do Passo não havia conseguido: se reeleger. Ele teve 67,44% dos votos.
Em nível nacional, Roraima reelegeu 10 prefeitos. Estado com maior número de municípios do país, Minas Gerais também teve a maior quantidade de prefeitos buscando reeleição: foram 455, dos quais 375 (82,41%) vão governar suas cidades por mais quatro anos.