loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 27/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Infraestrutura

Paulo e ministro assinam hoje ordem de serviço do Arco Metropolitano

Prefeitos da Região Metropolitana e presidente da Federação das Indústrias destacam importância do projeto

Ouvir
Compartilhar

O Governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinam hoje, às 11h, a ordem de serviço para início da obra do Arco Metropolitano de Maceió, em cerimônia marcada para o Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

Prefeitos da Região Metropolitana de Maceió e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lira, ressaltaram a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas.

O Arco Metropolitano é uma das principais obras do governo Paulo Dantas, incorporada ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), após ser apresentada ao Presidente Lula. A construção beneficiará diretamente o Polo Industrial Jorge Barbosa, em Pilar, e o Polo Multissetorial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, otimizando o transporte de matérias-primas e o escoamento de mercadorias, além de aproximar os centros de produção do Porto de Maceió, em Jaraguá.

“O Arco Metropolitano é crucial para a capital, pois facilita o transporte de matéria-prima e o escoamento da produção das indústrias nos dois polos. Além disso, agiliza o transporte dos trabalhadores, proporcionando maior eficiência. Essa obra vai transformar a realidade dos polos industriais de Marechal Deodoro e Pilar”, afirmou o presidente da Fiea, José Carlos Lira. “O governo está de parabéns, e a indústria alagoana só tem a elogiar”.

Shorts Youtube
Play
Polícia prende um dos principais líderes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro

Polícia prende um dos principais líderes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro

Play
Árvore desaba sobre carro e complica trânsito na Leste-Oeste

Árvore desaba sobre carro e complica trânsito na Leste-Oeste

Play
Homem é atingido por três tiros em tentativa de homicídio no bairro Cruz das Almas em Maceió

Homem é atingido por três tiros em tentativa de homicídio no bairro Cruz das Almas em Maceió

Play
Acidente no Eixo-Quartel: motorista bate em poste e capota

Acidente no Eixo-Quartel: motorista bate em poste e capota

Play
Duas pessoas são baleadas no Vergel em Maceió

Duas pessoas são baleadas no Vergel em Maceió

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, conhecido como “Cacau”, destacou que o projeto representa um significativo avanço em infraestrutura e mobilidade para a região.

“A duplicação da BR-424, que atravessa o Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, conectando-se à AL-101 Sul, trará mais dinamismo e agilidade. Isso beneficiará tanto a população quanto as indústrias já instaladas, incluindo a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e muitas outras que chegarão nos próximos anos”, disse Cacau, enfatizando a parceria com o governo do Estado e o Ministério dos Transportes.

Para o prefeito de Pilar, Renato Filho, a construção do arco é fundamental para que município amplie o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população.

“A duplicação da BR-424 vai revolucionar a mobilidade no município, facilitando o acesso ao Polo Industrial, que é fundamental para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esse projeto atrairá novos investimentos e beneficiará tanto as indústrias já existentes quanto as futuras”, afirmou.

DUPLICAÇÕES

O projeto do Arco Metropolitano de Maceió inclui a duplicação de trechos das BRs-316 e 424. Na BR-424, serão duplicados 44 quilômetros, com um investimento total de R$ 252,7 milhões.

A duplicação da BR-424 começará no entroncamento com a BR-316, entre Pilar e Satuba, e seguirá até Marechal Deodoro, conectando-se à AL-101 Sul. Em uma segunda fase, a duplicação da BR-316 ocorrerá entre o entroncamento com a BR-101, próximo ao antigo “Trevo da Morte”, no Pilar, até o viaduto da PRF, em Maceió.

Relacionadas