loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 24/07/2026 | Ano | Nº 6273
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Legislativo

Eleição para Mesa Diretora divide bancadas na Câmara de Maceió

Virtuais candidatos, vereadores Galba Netto e Marcelo Palmeira articulam votos dos colegas

Ouvir
Compartilhar

A futura eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maceió, marcada para o início de 2025, movimenta os bastidores políticos e já divide a bancada de sustentação de JHC (PL). Dois virtuais candidatos a presidente, Galba Netto e Marcelo Palmeira, ambos do PL, trabalham para viabilizar o processo. O prefeito já revelou a interlocutores que Galba, atual presidente da Casa, é o preferido e determinou uma articulação forte para reelegê-lo.

O escalado para ampliar o diálogo com os vereadores foi o secretário municipal de Governo, Júnior Leão. Ele recebeu a missão de abordar os eleitos e reeleitos para juntar as peças do quebra-cabeça e abrir caminho para o terceiro mandato de Galba Netto à frente do Parlamento Municipal.

A preferência de JHC por Galbinha passa, também, pela gratidão que o prefeito tem ao velho aliado, que chegou a ser cotado para ser candidato a vice-prefeito nas últimas eleições. O vereador, inclusive, assumiu a prefeitura após a saída de Ronaldo Lessa (PDT) para concorrer ao cargo de vice-governador de Paulo Dantas (MDB), no pleito de 2022.

As conversas de Júnior Leão com os vereadores já começaram e serão intensificadas ao longo dos meses de novembro e dezembro. A meta é atrair o máximo de integrantes possível para mostrar a força e a união deste grupo político.

Shorts Youtube
Play
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca

Play
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos

Play
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta

Play
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos

Play
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento

A abordagem também serve para montar a futura chapa diretiva e dar parâmetros para que o prefeito defina quem será o seu líder na Casa de Mário Guimarães na próxima legislatura.

Por enquanto, o bloco ‘fechado’ com o atual presidente inclui 10 vereadores: Luciano Marinho (PL), Siderlane Mendonça (PL), Leonardo Dias (PL), Jeannyne Beltrão (PL), Jonatas Omena (PL), Brivaldo Marques (PL), David Empregos (União), Silvania Barbosa (Solidariedade), Samyr Malta (Podemos) e o próprio Galba Netto.

A Gazeta apurou que o articulador político priorizou alguns nomes para ampliar esta margem de apoio. São eles: Chico Filho (PL), Eduardo Canuto (PL), Cal Moreira (PL), Delegado Thiago Prado (PP) e Olívia Tenório (PP). Esses vereadores, apesar de apalavrados com Marcelo Palmeira, tem um pé na gestão e mantém uma relação mais estreita com JHC.

Por outro lado, o bloco de Marcelo Palmeira teria 15 vereadores. Além do próprio, figuram na lista Eduardo Canuto (PL), Davi Davino (PP), Delegado Thiago Prado (PP), Olívia Tenório (PP), Zé Márcio Filho (MDB), Kelmann (MDB), Allan Pierre (MDB), Fátima Santiago (MDB), Milton Ronalsa (PSB), Thales Diniz (PSB), Teca Nelma (PT), Silvio Camelo Filho (PV), Aldo Loureiro (PDT) e Rui Palmeira (PSD).

Palmeira vem conversando com os pares desde o resultado das eleições e conseguiu aglutinar nomes da situação e todos da oposição a JHC. Apesar do desempenho, o prefeito não teria interesse em ter sustentação na Câmara com figuras que ‘jogam’ no time adversário. A liderança incontestável de Galba Netto e o respeito do vereador junto aos colegas dariam mais tranquilidade aos planos de JHC à frente da gestão.

Relacionadas