Justiça Eleitoral
Diplomação do prefeito JHC e de Rodrigo Cunha será nesta sexta-feira
Vereadores eleitos por Maceió serão diplomados em evento distinto, na próxima segunda-feira (16)

Nesta sexta-feira (13), o prefeito de Maceió, JHC, e seu vice, Rodrigo Cunha, receberão o diploma da Justiça Eleitoral para assumir os cargos do Executivo Municipal para o mandato de 2025-2028. O evento ocorrerá no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), às 10h.
Já a solenidade de diplomação dos vereadores acontecerá na segunda (16), às 10h30, no auditório do Cesmac (Centro Cultural Reitor João Sampaio - Praça Sergipe, no Farol).
A entrega dos diplomas acontecerá após a conclusão do pleito, com os votos apurados e os prazos de questionamento e processamento do resultado das eleições já encerrados.
O prefeito JHC foi reeleito no primeiro turno com de 83,25% dos votos válidos, tornando-se o prefeito mais votado entre capitais do Nordeste e o segundo mais votado do país nas eleições de 2024, ficando atrás apenas do Dr. Furlan, reeleito prefeito de Macapá (AP), que obteve 85% dos votos.
No pleito deste ano, o PL foi quem mais conseguiu cadeiras na Câmara de Vereadores, com 11 eleitos. O MDB elegeu quatro candidatos; o PP, três; o PSB, dois. PV, UnIão Brasil, PSD, Solidariedade, PDT, PT e Podemos tiveram um eleito cada.
Serão 10 novos nomes na composição do mandato 2025-2028. Entre os eleitos neste ano, há cinco mulheres, uma a mais que a composição atual.
Foram reeleitos Luciano Marinho (PL), Davi Davino (PP), Galba Netto (PL), Zé Márcio Filho (MDB), Marcelo Palmeira (PL), Leonardo Dias (PL), Teca Nelma (PT), Kelmann (MDB), Chico Filho (PL), Brivaldo Marques (PL), Cal Moreira (PL), Siderlane Mendonça (PL), Aldo Loureiro (PDT), Olívia Tenório (PP), Silvania Barbosa (Solidariedade), Eduardo Canuto (PL) e Samyr Malta (Pode).
Marinho, inclusive, foi o candidato a vereador mais votado na capital alagoana, com 14.777 votos.
Entre os que conquistaram o primeiro mandato estão Milton Ronalsa (PSB), Delegado Thiago Prado (PP), Allan Pierre (MDB), Jeannyne Beltrão (PL), Thales Diniz (PSB), Rui Palmeira (PSD), Jonatas Omena (PL), David Empregos AL (União) e Silvio Camelo Filho (PV). Além deles, tem também Fátima Santiago (MDB), que retorna à Câmara.
A partir de 2025, a Câmara de Maceió contará com 27 vereadores. Até o mandato que acaba este ano, eram 25 vagas para a capital..