Justiça Eleitoral
JHC diz que segue no PL e que encontros com Lula são em prol de Maceió
Prefeito reeleito foi diplomado nessa sexta-feira pelo TRE, juntamente com seu vice, Rodrigo Cunha

O prefeito JHC e o vice-prefeito eleito, Rodrigo Cunha, receberam o diploma da Justiça Eleitoral na manhã dessa sexta-feira (13). A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça Eleitoral (TRE). Agora, ambos estão aptos a tomar posse em seus respectivos cargos para o mandato de 2025-2028, cuja cerimônia será no dia 1º de janeiro.
Depois de uma semana de especulação sobre o seu futuro político, o prefeito JHC (PL) enfim quebrou o silêncio sobre os seus próximos passos no cenário nacional.
Questionado pela Gazeta sobre os encontros que teve com o Presidente Lula (PT), JHC disse que tudo é feito em prol da capital alagoana. Ele também ressaltou que esse é um momento de unir forças, e não de apontar dedos.
“Todos os momentos, todos os encontros, é como eu falei, eu sou defensor da institucionalização das relações e em tudo que for importante para Maceió, nós vamos estar juntos, nós vamos estar unidos. Então, eu acho que a gente precisa unir mais esforços, como eu falei aqui no discurso do Parque da Lagoa. Eu acho que é mais estender as mãos do que apontar os dedos. Então, é com esse sentimento que a gente vai seguir sempre”, disse ele.
Sobre sua possível mudança de partido para o PSD, da base de Lula, JHC disse que, no momento, são somente especulações e que está sendo diplomado pelo PL, partido do qual é líder em Alagoas.
De acordo com O Globo, JHC decidira se filiar ao PSD após mais de dois anos no PL. Essa mudança poderia estar relacionada à busca por recursos federais e à indicação de sua tia Marluce Caldas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
“Nessa conjuntura nacional, eu sou muito de defender a institucionalidade. Então, sempre fui um parlamentar, sim, sou um prefeito dessa forma. Então, não tenho dificuldade nenhuma de diálogo. Eu acho que isso preserva a nossa democracia, como ela tem que ser, longe de extremismos e de radicalismo. Então, eu acho que essa postura equilibrada e firme é o que a gente precisa para levar o Brasil para o caminho”, afirmou.
Fontes ouvidas pela Gazeta afirmaram que João Campos, prefeito de Recife e futuro presidente do PSB nacionalmente, quer construir uma ponte para atrai-lo ao partido. Ele teria escolhido fazer a reunião com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, por conta da proximidade entre eles.
ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
Ao lado do vereador Marcelo Palmeira (PL), possível presidente da Câmara de Maceió no biênio 2025-2026, o prefeito JHC (PL) evitou informar quem é o nome de sua preferência. O vereador Galba Netto (PL) chegou à solenidade minutos depois.
Diante do questionamento da Gazeta, o prefeito e o vereador Marcelo Palmeira abriram um sorriso. Palmeira, inclusive, se distanciou: “Vou aproveitar para sair de perto”, disse.
JHC, por outro lado, colocou panos quentes no assunto.
“Isso é uma discussão interna, da própria Câmara, institucional, e essa formatação será feita no tempo certo, dentro do calendário. Com certeza vai ser conduzida pelos vereadores, pelos novos vereadores. Eu acho que, após a diplomação, é natural que intensifiquem esses diálogos”, disse JHC.
DIPLOMAÇÃO
Durante a diplomação, o prefeito agradeceu a confiança dos maceioenses e disse que é preciso olhar para o futuro. Ele foi eleito com 83,25% dos votos válidos —sendo o primeiro colocado em capitais do Nordeste e o segundo nacionalmente.
“Sou um prefeito ainda mais animado para dar continuidade a todos os projetos, energizado pela confiança de vocês. Maceió vai continuar crescendo, o trabalho não pode parar. A perspectiva é que os investimentos em 2025 sejam ainda maiores do que aqueles que fizemos neste ano. Isso é uma prova que as medidas fiscais que adotamos surtiram efeito”, declarou.
Rodrigo Cunha lembrou que sua parceria com o prefeito é antiga e continuará ainda mais firme enquanto seu vice. Ele terá de abrir mão de sua cadeira no Senado. O restante do mandato será sob o comando da mãe de JHC, Eudócia Caldas
“Sempre fui parceiro do prefeito e da gestão, mas agora estaremos ainda mais unidos para fazer com que esse modelo político, que já foi aprovado pelos maceioenses, permaneça pautado pelo compromisso com as pessoas e com a qualidade do serviço público”, discursou.
A diplomação dos vereadores e suplentes eleitos será na próxima segunda-feira (16), a partir das 10h30, no auditório do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), no Farol.