"Firme e forte"
Lula deixa UTI e posta vídeo andando pelo hospital
Previsão de alta está mantida para o início da semana que vem; recomendação é repouso

O Presidente Lula está lúcido e orientado, segundo boletim médico divulgado na manhã dessa sexta-feira (13) pelo Hospital Sírio-Libanês. Ele se alimentou normalmente e caminhou pelos corredores do hospital. O presidente segue internado, mas agora sob cuidados semi-intensivos.
A previsão de alta está mantida para o início da semana que vem. A equipe médica, comandada pelo médico pessoal de Lula, Roberto Kalil, afirma que o exame neurológico do Presidente está normal. A recomendação é de “repouso relativo” nas próximas semanas.
Nas redes sociais, Lula publicou um vídeo no qual aparece caminhando ao lado do médico Marcos Stavale, neurologista que está acompanhando seu processo de recuperação após o acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro.
“Janjinha [a primeira-dama, Janja Lula da Silva] me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores [...], conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, escreveu Lula.
“Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir!”, completou.
Mais tarde, a primeira-dama, Janja, postou nas redes sociais uma foto ao lado de Lula nos corredores do hospital.
Na quinta-feira (12), os médicos do Presidente já previam que haveria uma redução na monitorização dos parâmetros de saúde, que era feita, até então, de forma intensiva, como em uma UTI. Lula, no entanto, continuaria no mesmo quarto do hospital, segundo a equipe médica.
O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça - ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.
Na quinta, ele passou por um procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça. No fim do dia, o dreno intracraniano que havia sido colocado no local da cirurgia de terça foi retirado.