loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 06/08/2026 | Ano | Nº 6283
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Câmara Municipal

Em meio a disputa pelo comando, vereadores de Maceió são diplomados

Solenidade foi aberta pelo presidente do Tribunal, Kléver Loureiro, e lotou auditório do Cesmac

Ouvir
Compartilhar

Daqui a 16 dias, os vereadores da Câmara de Maceió vão escolher entre Galba Netto e Marcelo Palmeira, ambos do PL, para presidir os trabalhos da Casa de Mário Guimarães pelos próximos dois anos. Palmeira diz que já tem 17 dos 27 votos para comandar o parlamento.

Galba, por sua vez, alega que o diálogo com os colegas segue até o dia da votação. O fiel da balança, o prefeito de Maceió, JHC (PL), mantém-se distante publicamente das discussões e não revela para quem vai sua preferência.

Nessa segunda-feira (16), no auditório lotado do Cesmac, os vereadores eleitos de Maceió foram diplomados pela Justiça Eleitoral. Eles assumirão os cargos em 1º de janeiro. Apesar do clima festivo, as articulações pela Mesa Diretora ficaram claras durante a solenidade. Palmeira reuniu seu grupo de vereadores e fez questão de fazer uma foto com punho cerrado para cima. Galba conversou com todos os colegas e ofereceu um almoço para todos os eleitos.

A solenidade foi aberta pelo presidente do TRE de Alagoas, o desembargador Kléver Rego Loureiro. Ele destacou que as eleições no Estado contaram com aproximadamente 12 mil pessoas, entre as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além da equipe do TRE.

Shorts Youtube
Play
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe

Play
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais

Play
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca

Play
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió

Play
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"

“Estamos entregamos a população maceioense os seus verdadeiros representantes que ganharam pelo voto. É um motivo de muita alegria e satisfação para o TRE de Alagoas”, ressalta, ao comemorar que não houve ocorrências graves no pleito nos 102 municípios alagoanos.

BANCADA

A partir de 2025, a Câmara de Maceió vai contar com 27 vereadores. Até o mandato que acaba neste ano, eram 25 vagas para a capital. Dos eleitos, apenas dois - Rui Palmeira e Leonardo Dias - não compareceram à cerimônia e serão diplomados em outro momento.

O vereador mais votado de Maceió, Luciano Marinho (PL), falou durante a cerimônia em nome dos demais eleitos. Ele disse que o dia era mais do que uma celebração individual, mas o reconhecimento da confiança que a população depositou nele e em todos os que conquistaram uma vaga na Câmara Municipal para o período de 2025 a 2029.

“É uma responsabilidade que nos desafia a sermos dignos ao papel que a democracia nos confiou. Cada diploma entregue é uma afirmação de que não estamos aqui por mérito próprio, mas porque milhares de pessoas acreditaram que podemos ser a voz que ecoa seus anseios, lutas e sonhos”, disse ele, ao falar sobre a responsabilidade de cada um diante do cargo.

O atual presidente da Câmara, Galba Netto (PL), que foi reeleito, destacou que cada eleição é um desafio e comemorou a vitória nas urnas. “Que a gente tenha mais quatro anos de muito desenvolvimento, crescimento e de ajuda à nossa cidade. Essa união entre os poderes ajuda e faz com que a gente consiga muitos avanços”, expõe.

Também reeleito, o vereador Marcelo Palmeira (PL) falou que a diplomação consolida a vitória obtida nas urnas. “Um momento festivo, de se confraternizar com os amigos e de lamentar os que não conseguiram renovar o mandato, mas a política é isso. Torço para que tenhamos um cenário repleto de mais amigos possíveis”, externou Palmeira.

Foram reeleitos em Maceió Luciano Marinho (PL), Davi Davino (PP), Galba Netto (PL), Zé Márcio Filho (MDB), Marcelo Palmeira (PL), Leonardo Dias (PL), Teca Nelma (PT), Kelmann (MDB), Chico Filho (PL), Brivaldo Marques (PL), Cal Moreira (PL), Siderlane Mendonça (PL), Aldo Loureiro (PDT), Olívia Tenório (PP), Silvania Barbosa (Solidariedade), Eduardo Canuto (PL) e Samyr Malta (Pode).

Já entre os que conquistaram o primeiro mandato estão Milton Ronalsa (PSB), Delegado Thiago Prado (PP), Allan Pierre (MDB), Jeannyne Beltrão (PL), Thales Diniz (PSB), Rui Palmeira (PSD), Jonatas Omena (PL), David Empregos AL (União) e Silvio Camelo Filho (PV). Além deles, tem também Fátima Santiago (MDB), que retorna à Câmara.

O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito, Rodrigo Cunha, receberam o diploma da Justiça Eleitoral para assumir os cargos do Executivo Municipal para o mandato de 2025-2028, na última sexta-feira (13). O evento ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

Relacionadas