loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Perspectiva

VAGNER PAES: missão é melhorar serviços e defender democracia

Presidente reeleito da OAB-AL diz que vai estreitar laços com a sociedade e as instituições Presidente reeleito da OAB

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), Vagner Paes tem uma missão clara para o seu segundo mandato: melhorar ainda mais os serviços e defender cada vez mais a democracia, os direitos humanos e as instituições republicanas.

Ele tomou posse no cargo na última quarta-feira (22), durante solenidade realizada no Centro de Convenções, no bairro Jaraguá, em Maceió. O evento marcou o início de mais um triênio de gestão.

Além do presidente e da vice-presidente Cláudia Medeiros, também foram reconduzidos aos cargos o secretário-geral Henrique Vasconcellos, a secretária-geral adjunta Any Ayres e o diretor financeiro Victor Pontes.

A cerimônia contou ainda com a posse dos diretores da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL), da Escola Superior de Advocacia (ESA), do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e dos conselheiros estaduais e do Conselho da Jovem Advocacia.

Na eleição do ano passado, a chapa
OAB + Arretada recebeu quase 6 mil votos, o que equivale a 69,15% do total de votos válidos. Essa foi a primeira eleição online da Ordem, em que bastava que o advogado ou advogada acessasse um sistema, digitasse um código e escolhesse seu candidato.

Em seu primeiro mandato, Vagner teve como foco a interiorização da Ordem, aproximando a OAB e o Poder Judiciário de todas as regiões de Alagoas. Sua gestão revitalizou a sede da OAB em Jacarecica e inaugurou novas salas na Polícia Federal, na Central de Flagrantes, entre outros locais.

“Ao criar estrutura para a advocacia, criamos melhores condições para a sociedade. O cidadão tem uma advocacia próxima, fortalecida, e mais acesso às ações judiciais”, afirmou.

Ele ressaltou que a sociedade acredita no poder transformador da OAB, demonstrado também com as comissões, que se preocupam e defendem crianças, adolescentes, idosos, e também causas como o meio ambiente, o bem-estar animal e os direitos humanos.

“Esse é um momento muito importante de congraçamento, reunindo a advocacia. A sociedade confia na OAB, e nossa missão é devolver serviços, garantir a prestação jurisdicional e fortalecer parcerias com as instituições”, disse.

Para o novo mandato, Paes tem como prioridade aperfeiçoar as ações já iniciadas. “Queremos aprimorar, estreitar laços com autoridades e poderes públicos, e, sobretudo, entregar mais trabalho, estrutura e capacitação, aproximando a sociedade cada vez mais do poder público”, reforçou.

O presidente também falou sobre as conquistas em relação à Caixa de Assistência aos Advogados.

“A estruturação para a advocacia, sobretudo o prédio histórico onde foi a primeira faculdade do Estado de Alagoas e que hoje está revitalizado, é um desses destaques. Os advogados contam com serviços e, em breve, com o memorial da advocacia, contando a história da ordem, que se confunde com a história do país, da República de Rui Barbosa, a redemocratização de Rui Barbosa, de Evandro Lins e Silva, Sobral Pinto, Marcello Lavenère, Hermann Baeta e tantos outros grandes nomes que marcaram a história do Brasil pela advocacia brasileira e alagoana”, pontuou o advogado.

A vice-presidente eleita, Cláudia Medeiros, também enfatizou o compromisso da gestão com a continuidade. “Fomos eleitos com uma votação expressiva, e essa posse festiva simboliza a alegria de iniciar este novo ciclo. Não apenas a diretoria, mas todos os conselheiros e diretores regimentais serão diplomados. É uma celebração bonita e significativa”, destacou.

Entre os presentes na solenidade, o desembargador Fábio Bittencourt destacou a importância do alinhamento entre o Poder Judiciário e a OAB.

“O diálogo entre o Poder Judiciário e a Ordem dos Advogados do Brasil é essencial no Estado Democrático de Direito. Essa parceria assegura a aplicação dos direitos dos cidadãos e reforça a confiança da população nas instituições.”

Relacionadas