Secretariado
Paulo empossa novos secretários e diz que anunciará mais mudanças
Wendel Palhares assumiu a Comunicação e Ricardo Dória, a pasta da Prevenção à Violência

O governador Paulo Dantas (MDB) empossou, na manhã dessa quarta-feira (29), os novos secretários de Estado da Comunicação, jornalista Wendel Palhares Costa, e de Prevenção à Violência, Ricardo Tenório Dória, e adiantou que, até a semana que vem, vai anunciar outras mudanças no secretariado.
Em entrevista coletiva de imprensa, antes da solenidade de posse, realizada no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, Paulo Dantas reafirmou que está iniciando, agora, algumas trocas na equipe de governo. E classificou a medida como natural nas gestões públicas.
“Agradeço pela gestão dos secretários Joaldo Cavalcante, na Secom, e por Paloma Tojal, na Seprev. Eles fizeram um trabalho de excelência. Agora, quero cumprimentar os novos secretários na certeza de que, pela competência e experiência que têm, farão um grande trabalho à frente das pastas”, destacou. Joaldo, inclusive, recebeu uma série de homenagens da equipe durante a solenidade e agradeceu a todos pelas honrarias.
Sem adiantar mais detalhes, o governador acrescentou que, na sequência, ainda fará o anúncio de outros nomes que comporão o futuro secretariado. O comunicado será feito, segundo ele, até a semana que vem.
Sobre Wendel, Paulo destacou a experiência do jornalista na área e a trajetória no governo de Alagoas, atuando no planejamento estratégico desde o início da atual gestão, em maio de 2022. “Certeza que, pela experiência, fará um grande trabalho, assim como o Joaldo fez ao longo destes anos”, avaliou.
O novo titular já era secretário executivo de Gestão Interna da Secom - como se fosse o adjunto do secretário de Comunicação. No discurso, ele afirmou que a proposta é continuar as ações desenvolvidas pelo antecessor, a quem considera ser um mentor. “Trabalho com Joaldo há 18 anos e, agora, vamos manter o trabalho de transparência, seriedade e com o coração, brilhantemente comandado pelo governador Paulo Dantas”, frisou Wendel Palhares.
Natural de Maceió, o novo secretário estadual de Educação tem 40 anos, é casado e pai de três filhos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), possui experiência em comunicação pública e privada.
Quanto à Seprev, Paulo citou a jornada do advogado Ricardo Dória para o fortalecimento da atual gestão. O novo secretário da pasta passou pela Secretaria de Estado da Educação, apresentando propostas para o Cartão Cria e Escola 10, e, atualmente, estava à frente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).
“A Seprev é fundamental porque faz um trabalho de ressocialização e desenvolve programas para que os socioeducandos retornem à sociedade”, ressaltou o governador.
“Vou continuar o trabalho que tem sido bem feito pela Paloma Tojal, ampliando o programa Ronda nos Bairros e sequenciar a implantação dos Centros de Acolhimento da Paz, uma experiência adotada em Recife, que tem dado muito certo, para atender áreas vulneráveis, promovendo a reinserção à sociedade e proteção à vida”, prometeu o secretário de Prevenção à Violência.
Antes de comandar a Juceal, o gestor atuou em cargos de liderança nos Poderes Executivos Municipal, quando esteve como procurador-geral nos municípios de Delmiro Gouveia, Jequiá da Praia e Rio Largo, e procurador de licitações em São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro, e estadual, tendo sido superintendente na Secretaria do Trabalho e Emprego, como secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e como secretário executivo de Educação.