Pacote
Governo federal vai retomar 25 obras da Saúde em 15 municípios de AL
Investimentos superam R$ 189 mi; Olho d’Água do Casado, Olivença e Penedo serão as primeiras cidades contempladas
Após o avanço na área da Saúde durante a gestão do ex-governador Renan Filho (MDB), que construiu quatro hospitais de grande porte com recursos próprios, o atual Governador, Paulo Dantas (MDB), terá a oportunidade de deixar sua marca no setor.
Após articulação do governo estadual, o Ministério da Saúde, por determinação do Presidente Lula (PT), anunciou a retomada de 25 obras em Alagoas, contemplando 15 municípios. Dessas, 19 serão reativadas e outras seis repactuadas, como parte de um pacote nacional que prevê a retomada de 282 obras em todo o País, além da repactuação de outras 196.
Os detalhes foram publicados no Diário Oficial da União em 27 de janeiro. No total, as obras receberão um investimento superior a R$ 189 milhões, já assegurados pelo governo federal. A determinação do Executivo é que todas sejam retomadas com celeridade, visando entregas rápidas à população.
MUNICÍPIOS
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara
As primeiras cidades contempladas em Alagoas são Olho d’Água do Casado, Olivença e Penedo, onde serão construídas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Em Traipu, estão previstas duas obras, sendo uma nova UBS e a ampliação de uma unidade já existente, conforme descrito na Portaria nº 3.084, de 12 de janeiro. Já em Piranhas, está prevista a construção de uma Academia da Saúde.
No que se refere à retomada de obras, o documento destaca a construção de Academias da Saúde em Água Branca, Atalaia, Limoeiro de Anadia, Maravilha, Olivença e Palestina.
Além disso, o Ministério da Saúde (MS) confirmou a retomada da construção de Unidades Básicas de Saúde em Delmiro Gouveia e Jacuípe, além da ampliação da UBS de Santa Luzia do Norte. Rio Largo terá um destaque especial, com sete obras retomadas em diferentes pontos do município.
EXECUÇÃO
O secretário executivo do Ministério da Saúde, Swendenberger Barbosa, informou que, no último ano, a pasta realizou um amplo levantamento das obras inacabadas de gestões anteriores. Segundo ele, todas as pendências foram resolvidas, mas será essencial o apoio total dos municípios envolvidos para garantir a agilidade das obras.
Para o Governador Paulo Dantas, o investimento do governo federal reafirma o compromisso da gestão do Presidente Lula com Alagoas.
Segundo ele, as novas unidades reforçarão significativamente a rede de saúde do Estado.
“Mais pessoas terão acesso a atendimentos em unidades próximas às suas residências, evitando deslocamentos para a capital. Além disso, será possível realizar consultas e exames preventivos, evitando que doenças evoluam para quadros mais graves. E, quando houver necessidade de atendimento especializado, nossa rede estadual já estará preparada para absorver essa demanda”, destacou Dantas.