Educação
Estado inaugura escola indígena em Traipu
Paulo Dantas entregou a nova unidade na comunidade Aconã


O Governador Paulo Dantas inaugurou ontem a Escola Estadual Indígena José Saraiva Irmão Suraconã, localizada em Traipu. A unidade atenderá 600 alunos da comunidade indígena Aconã, eliminando a necessidade de deslocamento dos jovens para as zonas urbanas de Traipu, São Brás ou Porto Real do Colégio. O investimento na escola foi de R$ 4,2 milhões.
Essa inauguração é a quarta de uma série de unidades escolares destinadas aos povos originários realizada pelo governo estadual neste ano, totalizando R$ 14,5 milhões em investimentos e beneficiando cerca de dois mil estudantes indígenas.
Paulo voltou a afirmar que a educação tem sido prioridade no Governo. “Nós investimos na primeira infância, no ensino fundamental e médio e também no ensino superior. Assim como também investimos na educação indígena e quilombola. Nossa meta é construir 57 escolas por meio do programa Escola do Coração”, destacou.
O prefeito de Traipu, Lucas Santos, enfatizou que a nova infraestrutura respeita e valoriza a cultura ancestral, as práticas socioculturais e a língua materna dos povos indígenas Aconã.
Além disso, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo, informou que 210 professores de educação indígena estão em formação no curso de Licenciatura voltado aos povos originários. Ele também anunciou a realização do maior concurso para contratação de docentes, com 127 vagas, e a abertura de três novas unidades universitárias em Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel..