loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Protecionismo

Trump pretende impor tarifas de 25% para produtos europeus

Presidente disse que taxação contra México e Canadá entrará em vigor em 2 de abril

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Trump pretende impor tarifas de 25% para produtos europeus
Trump pretende impor tarifas de 25% para produtos europeus | Foto: REUTERS/Brian Snyder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que sua administração anunciará tarifas sobre produtos importados da União Europeia em breve, e que as taxas devem ser de 25%.

“Nós tomamos uma decisão, vamos anunciá-la muito em breve. Será de 25%, de maneira geral. Em carros e algumas outras coisas”, disse Trump.

O presidente dos EUA afirmou que a relação do país com a UE é diferente daquele com Canadá e México, pois os europeus estariam “tirando vantagem” dos americanos nas trocas comerciais.

“Não aceitam nossos carros, nem nossos produtos agrícolas, usando as mais variadas justicativas. E nós aceitamos todos os produtos deles. Isso nos deixa com um déficit de US$ 300 bilhões com a União Europeia”, disse Trump.

“Adoro os países da Europa, mas a União Europeia foi feita para ferrar os EUA, sejamos honestos. E eles têm feito um bom trabalho.”

TARIFAS A MÉXICO E CANADÁ

No fim de janeiro, os EUA confirmaram a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México, além de taxas de 10% para a China.

México e Canadá chegaram a um entendimento com Trump para pausar por um mês as tarifas anunciadas pelo republicano contra o país. Nesta quarta, o presidente americano disse que as tarifas entrarão em vigor em 2 de abril, cerca de um mês depois do prazo anterior.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse na época ter tido “uma boa conversa” com Trump, e destacou que o país está implementando seu plano de fronteira com os EUA, no valor de US$ 1,3 bilhão, para “interromper o fluxo de fentanil”.

“Quase 10 mil funcionários da linha de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, afirmou o primeiro-ministro, em publicação na rede social X.

“Além disso, o Canadá está assumindo novos compromissos para nomear um “Czar do Fentanil”, listar os cartéis como terroristas, garantir vigilância 24 horas na fronteira, lançar uma Força-Tarefa Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro.”

“As tarifas propostas serão suspensas por pelo menos 30 dias enquanto trabalhamos juntos”, concluiu.

Donald Trump afirmou em sua plataforma Truth Social que o Canadá concordou em garantir que os dois países tenham “uma fronteira norte segura” para “finalmente acabar com a praga mortal de drogas como o fentanil”.

O presidente norte-americano voltou a dizer que a substância tem “inundado” os EUA, “matando centenas de milhares de americanos”.

“É minha responsabilidade garantir a segurança de todos os americanos, e é exatamente isso que estou fazendo. Estou muito satisfeito com este resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado [1º] serão suspensas por um período de 30 dias para ver se um acordo econômico final com o Canadá pode ser estruturado”, declarou o republicano.

O anúncio de Trudeau veio poucas horas após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmar que chegou a um entendimento com Trump para pausar, também por um mês, as tarifas anunciadas pelo republicano contra o país.

Relacionadas