loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/08/2026 | Ano | Nº 6280
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Política

Reação

‘Deixamos de ser colônia em 1822’, diz Moraes sobre ofensiva dos EUA

Ministro do Supremo Tribunal Federal fez discurso em defesa da independência e da soberania do Brasil

Ouvir
Compartilhar
‘Deixamos de ser colônia em 1822’, diz Moraes sobre ofensiva dos EUA
‘Deixamos de ser colônia em 1822’, diz Moraes sobre ofensiva dos EUA | Foto: Bruno Peres/Agência Brasi

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu ontem à ofensiva do governo norte-americano e ao Congresso dos EUA contra ações do Judiciário brasileiro.

“Pela soberania do Brasil, pela independência do Poder Judiciário e pela cidadania de todos os brasileiros e brasileiras. Pois deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e, com coragem, estamos construindo uma República independente e cada vez melhor, independente e democrática. E construindo com coragem. Como sempre lembra a eminente ministra Cármen Lúcia, citando Guimarães Rosa: ‘O que a vida quer da gente é coragem’”, disse Moraes.

Nesta semana, uma comissão da Câmara dos Estados Unidos aprovou um projeto para barrar Alexandre de Moraes no país.

Chamado de “Sem Censores em Nosso Território”, o projeto prevê a proibição de entrada ou deportação de qualquer pessoa considerada um “agente estrangeiro que infrinja o direito de liberdade de expressão ao censurar cidadãos dos Estados Unidos em solo americano”.

Shorts Youtube
Play
Sequestrado e baleado, homem corre até UPA para pedir socorro; veja o vídeo

Sequestrado e baleado, homem corre até UPA para pedir socorro; veja o vídeo

Play
Ex-marido invade farmácia, atira em funcionária e foge; vídeo mostra suspeito

Ex-marido invade farmácia, atira em funcionária e foge; vídeo mostra suspeito

Play
Justiça manda prender neto suspeito de matar a avó de 85 anos

Justiça manda prender neto suspeito de matar a avó de 85 anos

Play
Itamar em Goiatuba: Alvinegro trabalha com logística diferente para levar técnico a Goiás - 31/7/26

Itamar em Goiatuba: Alvinegro trabalha com logística diferente para levar técnico a Goiás - 31/7/26

Play
Novo momento defensivo: CRB está há dois jogos sem sofrer gols - 31/7/26

Novo momento defensivo: CRB está há dois jogos sem sofrer gols - 31/7/26

Além disso, a plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media, grupo de comunicação do presidente dos EUA, Donald Trump, apresentaram na quarta-feira (19) à Justiça americana uma ação contra Moraes acusando o ministro do STF de censura. A Justiça dos EUA rejeitou a ação.

A alegação de Trump e aliados é que Moraes prejudica a liberdade de expressão quando exige que redes sociais sigam regras da legislação brasileira.

Ao iniciar sua fala, Moraes citou o aniversário de 73 anos da reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua sede, em Nova Iorque.

Falou ainda que o ideário da época persiste: “Luta contra o fascismo, nazismo, imperialismo”.

“Nesses 73 anos de inauguração da sede oficial da ONU é importante que reafirmemos compromissos com a democracia, direitos humanos, igualdade entre nações”, declarou.

Moraes, por fim, agradeceu ao ministro Flávio Dino, que mais cedo também tinha reagido às autoridades dos EUA.

“Sem coação ou sem hierarquia entre Estados, é com respeito à autodeterminação dos povos e igualdade entre os países. Como proclamado, inclusive, pelo artigo 4º da nossa Constituição Federal, e bem lembrado hoje, em mensagem do ministro Dino. A quem agradeço e digo, será um grande prazer conhecer a belíssima Carolina do Maranhão, Carolina do Estado do Maranhão em que sua excelência também governou por dois mandatos”, mencionou Moraes.

Relacionadas