loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 23/03/2025 | Ano | Nº 5929
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Política

Lider sertanejo

Luiz Dantas: legado político e compromisso com Alagoas marcam trajetória do ex-deputado

Líder político, defensor do sertanejo e homem de palavra, Luiz Dantas deixa história de dedicação ao desenvolvimento do estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Luiz Dantas: legado político e compromisso com Alagoas marcam trajetória do ex-deputado
Luiz Dantas: legado político e compromisso com Alagoas marcam trajetória do ex-deputado | Foto: Luiz Dantas

A trajetória de Luiz Dantas, marcada pelo compromisso com o desenvolvimento de Alagoas e, principalmente, com a região sertaneja, chegou ao fim na última quarta-feira (5). O ex-deputado estadual e federal faleceu aos 75 anos, após 93 dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde lutava contra um câncer de faringe. Seu corpo foi sepultado na quinta-feira (6), no Memorial Parque das Flores, em Maceió, em uma cerimônia acompanhada por familiares, amigos e autoridades políticas.

Natural de Batalha, Dantas construiu uma carreira pública sólida, sendo referência no setor agropecuário e na política alagoana. Em sua despedida da Assembleia Legislativa, em 2018, ele declarou: “Agradeço pela ajuda que recebi de todos. Vou sair com boas lembranças daqui”. Sua marca no parlamento estadual e federal foi de defesa intransigente do setor produtivo, da bacia leiteira e da recuperação do Rio São Francisco, reconhecendo a importância dessas áreas para a vida e a economia do povo sertanejo.

Uma vida dedicada à política e ao desenvolvimento de Alagoas

Luiz Dantas foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1991-2007) e, em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito e presidindo a Assembleia Legislativa de Alagoas. Antes disso, ocupou cargos importantes no Executivo estadual, como secretário da Fazenda (1987-1989) no governo Fernando Collor, secretário de Saneamento e Energia no governo Divaldo Suruagy e diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na gestão de Teotonio Vilela Filho.

Na agropecuária, sua influência foi notável. Engenheiro agrônomo formado pela UFPE, foi um dos grandes incentivadores da pecuária leiteira em Alagoas, presidindo a Cooperativa Agropecuária de Major Izidoro (CAMIL) por mais de 25 anos. Sua atuação foi decisiva para o crescimento da produção leiteira no estado, consolidando a bacia leiteira como referência no setor.

O reconhecimento de familiares e líderes políticos

O governador Paulo Dantas, filho de Luiz, destacou o caráter do pai e sua dedicação ao bem-estar dos alagoanos. “Meu coração está triste com a partida do meu pai. Acompanhei sua trajetória pública, seu compromisso com o sertanejo e com todos os alagoanos, mas, acima de tudo, vi de perto o homem que construiu uma família com mulheres e homens bem criados. Estive ao seu lado em todas as suas lutas. Que Deus conforte meus irmãos, sua esposa Amanda, nossos familiares e amigos, e que sua compaixão nos fortaleça neste momento de dor”, declarou.

Sua neta, Paula Dantas, secretária do Planejamento de Alagoas, também prestou homenagem ao avô. “A responsabilidade, a preocupação com os estudos e o gosto pela casa sempre cheia aprendemos muito com o senhor. Assim como o medo de altura, nossas palavras sinceras demais e o nosso signo sagitariano, que se traduz na vontade de viver”, escreveu.

Apoio ao setor produtivo e contribuição para a agropecuária

Além da política, Luiz Dantas teve papel fundamental no crescimento da agropecuária alagoana. O presidente do Sebrae-AL e agropecuarista Domício Silva ressaltou seu trabalho na produção leiteira. “Luiz teve um papel fundamental, deixa um legado muito grande, seja como técnico ou parlamentar. Desde muito cedo, ele esteve ao lado dos produtores de leite e ajudou a desenvolver a bacia leiteira de Alagoas”, afirmou.

O presidente da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade, destacou sua relação com Luiz Dantas e o impacto de sua atuação. “Ele prestou um grande serviço a Alagoas. Quando esteve como secretário, eu era empresário, e os pleitos que levei para a secretaria sempre foram resolvidos. Devo uma gratidão grande a Luiz. Na região do Sertão de Batalha, foi uma liderança inconteste, tanto que uma pessoa não se elege quatro vezes deputado federal se não tiver grande prestígio”, destacou.

Relacionadas