Agricultura
Paulo lança Planta Alagoas, com meta de distribuir 650 toneladas de sementes
Em Palmeira dos Índios, Governador entregou 1 tonelada de grãos a produtores e visitou obras do hospital


O Governador Paulo Dantas (MDB) lançou ontem o Planta Alagoas 2025, programa que prevê a distribuição de 650 toneladas de sementes de milho e feijão para agricultores familiares. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), teve sua primeira entrega em Palmeira dos Índios (Agreste), onde 1 tonelada de grãos foi distribuída. As informações são da Agência Alagoas.
Segundo Paulo, a ação foi planejada para março, início do período de plantio antes das chuvas. “Um saco de sementes pode render até 80 kg de alimento, suficiente para sustentar uma família de quatro pessoas por um ano”, destacou, citando dados do IBGE. “Isso é uma política pública que leva renda e combate à fome”.
O programa terá três fases este ano: entrega de sementes (10 kg de milho e 5 kg de feijão por saco); distribuição de mudas frutíferas para diversificar a produção; e doação de sementes de arroz no segundo semestre, focada no Baixo São Francisco.
A secretária Aline Rodrigues explicou que as mudanças atendem a demandas dos produtores e buscam fortalecer a agricultura local.
“Alagoas é uma terra extremamente produtiva para o plantio de frutas. Além disso, em setembro, voltaremos a entregar sementes de arroz para a região do Baixo São Francisco, Penedo, Igreja Nova e Porto Real do Colégio, que está se tornando um grande produtor nacional de arroz. Ainda consumimos muito arroz de fora, mas a nossa pretensão é que consigamos produzir tudo aqui”
PONTOS DE DISTRIBUIÇÃO E IMPACTO SOCIAL
A partir desta quarta (26), as sementes estarão disponíveis em Arapiraca (Agreste/Sertão) e Maceió (Litoral/Metropolitana). A prefeita de Palmeira dos Índios, Luísa Júlia (Tia Júlia), ressaltou que a iniciativa se soma a programas como o Arrada (preparo de solo) e beneficia a merenda escolar via PNAE e PAA.
Com investimento de R$ 12 milhões, a primeira etapa deve atingir 50 mil pessoas.
A doação de sementes representa um compromisso com a agricultura familiar, responsável por grande parte dos alimentos consumidos pela população.
O agricultor Dermeval Melo, do Sítio Tabacaria, celebrou a ação: “Plantamos para nosso sustento e para vender. Só temos a agradecer”.
HOSPITAL
Na mesma agenda, Dantas vistoriou as obras do Hospital Regional do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios. A unidade, a quarta de grande porte no estado, atenderá oito municípios, reduzindo a necessidade de deslocamento para Maceió e Arapiraca.
Serão 150 leitos, distribuídos entre clínica médica, pediatria, maternidade, urgência e emergência na porta de entrada, UTI adulto, UTI pediátrica e cirúrgica. Além disso, contará com um centro integrado para a realização de exames de diagnóstico e consultas.
