Cidadania
Tereza Nelma assume Secdef com meta de ampliar inclusão em Alagoas
Ao empossar nova secretária, Governador anuncia nome de Júlio César para Relações Federativas


O Governador Paulo Dantas empossou ontem Tereza Nelma como nova secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), em cerimônia no Palácio República dos Palmares, marcada por grande público.
Ex-deputada federal, Nelma deixa o cargo de secretária nacional de Aquicultura, ocupado desde março de 2023, para substituir Arabella Mendonça, gestora da pasta desde março deste ano.
Paulo Dantas destacou a trajetória da nova secretária: “Tereza traz vasta experiência, integração com o governo federal e domínio das políticas estaduais. Tem também uma integração muito forte com o governo do presidente Lula”, afirmou o governador.
Nelma afirmou que priorizará a otimização de projetos existentes para fortalecer a inclusão. “Nós vamos otimizar os projetos já existentes, continuar na linha da integração junto com o Governo do Estado, porque nós temos crescido muito na área social. Então, trabalhar com crianças, trabalhar com pessoas idosas, pessoas com deficiência e os animais já faz parte do meu dia a dia, da minha história”, declarou.
RECONHECIMENTO E NOVOS INVESTIMENTOS
O Governador agradeceu a equipe da antecessora, Arabella Mendonça, pelo “planejamento estratégico que incluiu efetivamente as pessoas com deficiência no orçamento”.
Durante o evento, ele garantiu que, juntamente com o senador Renan Calheiros, vai viabilizar os recursos necessários para a construção do Centro de Reabilitação da Pestalozzi, em Maceió, que totalizarão R$ 10 milhões. De acordo com ele, R$ 3,5 milhões já foram assegurados.
NOVO NOME NO SECRETARIADO
Dantas confirmou a indicação do ex-prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar para a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais, a partir de 28 de abril.
“Nós vamos concluir a reforma no próximo dia 28 de abril com a indicação do ex-prefeito de Palmeiras dos Índios, o Júlio Cezar, para a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais”, anunciou Paulo Dantas, ao lado do senador Renan Calheiros.
A solenidade contou com a presença de autoridades como o senador Renan Calheiros, deputados Rafael Brito e Alexandre Ayres, além de representantes do Judiciário e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
TRAJETÓRIA
Natural de Arapiraca, Tereza Nelma, 67 anos, é psicóloga e especialista em Educação Especial. Ex-diretora da Seduc, criou o Centro Wandete Gomes de Castro e implementou o Ensino Especial na capital.
Foi vereadora por Maceió (2005-2019) e única deputada federal por Alagoas na 56ª legislatura. Integrou a equipe de transição do governo Lula antes de assumir cargo no Ministério da Pesca.