loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 01/05/2025 | Ano | Nº 5956
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Minérios

EUA e Ucrânia assinam acordo para a exploração de terras raras por 10 anos

Tratado é visto como essencial para que o governo americano mantenha apoio ao país na guerra contra a Rússia

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Trump is Zelenski se encontraram no velório do papa Francisco
Trump is Zelenski se encontraram no velório do papa Francisco | Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia

Os Estados Unidos e Ucrânia assinaram ontem um acordo econômico para a exploração das chamadas terras raras ucranianas — regiões ricas em minérios e recursos naturais.

O presidente americano, Donald Trump, pressionava a Ucrânia a assinar o acordo desde fevereiro. O tratado é visto como fundamental para que os Estados Unidos mantenham o apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Trump afirma que o pacto é uma forma de fazer com que a Ucrânia reembolse os EUA pelos bilhões de dólares enviados em ajuda militar e financeira durante o conflito, que começou em 2022.

O acordo tem duração de 10 anos e prevê a criação de um fundo conjunto entre Estados Unidos e Ucrânia para financiar projetos de reconstrução do país.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o acordo permitirá investimentos para alavancar a economia ucraniana.

“Essa parceria permite que os Estados Unidos invistam ao lado da Ucrânia, desbloqueiem os ativos de crescimento do país, mobilizem talento, capital e padrões de governança americanos que irão melhorar o ambiente de investimentos na Ucrânia e acelerar a recuperação econômica do país”, disse.

A ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, confirmou à Associated Press que o acordo foi assinado em Washington. “Junto com os Estados Unidos, estamos criando um fundo que atrairá investimentos globais para o nosso país”, escreveu em uma rede social.

O acordo deveria ter sido assinado no fim de fevereiro, quando o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrou com Trump na Casa Branca. No entanto, um bate-boca entre os dois no Salão Oval fez com que o texto do tratado voltasse à fase de negociações.

Os Estados Unidos buscam acesso a mais de 20 matérias-primas consideradas estrategicamente essenciais, incluindo itens que não são minerais, como petróleo e gás natural.

Entre os minerais, estão os depósitos de titânio da Ucrânia — usados na fabricação de asas de aviões e peças da indústria aeroespacial — e urânio, aplicado em usinas nucleares, equipamentos médicos e armas.

A Ucrânia também possui lítio, grafite e manganês, usados na produção de baterias para veículos elétricos.

Segundo o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, o novo texto estabelece uma parceria igualitária entre os dois países e terá validade de 10 anos.

O acordo prevê a criação de um fundo conjunto entre Estados Unidos e Ucrânia para financiar projetos de reconstrução. Esse fundo será abastecido com 50% dos lucros e royalties que o governo ucraniano receber de novas permissões para exploração de recursos naturais no país.

Apenas a ajuda militar concedida após a assinatura do pacto contará na cota americana. A assistência prestada antes do acordo não será considerada.

CESSAR-FOGO

O governo ucraniano propôs ontem um cessar-fogo de entre 30 e 90 dias à Rússia na guerra da Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, afirmou que seu país “está pronto para negociações de paz em qualquer formato” assim que Kiev perceber que Moscou está “realmente preparada para o difícil caminho da paz”.

“A Rússia pode demonstrar sua genuína prontidão para negociações de paz concordando com um cessar-fogo real por pelo menos 30 dias. E se a Rússia está pronta para um cessar-fogo de 60 ou 90 dias, nós também estamos”, afirmou o Sybiha.

O ministro se referia ao cessar-fogo de três dias anunciado pela Rússia na segunda-feira (leia mais abaixo).

“A Rússia deve parar de falar sobre sua prontidão para a paz e começar a agir, concordando incondicionalmente com um cessar-fogo real e duradouro”, acrescentou.

O governo russo anunciou na segunda-feira (28) um novo cessar-fogo de três dias na Ucrânia. A trégua ocorrerá em 8, 9 e 10 de maio.

O Kremlin afirmou que o novo cessar-fogo ocorrerá por “razões humanitárias”, mas disse também que a data foi escolhida também pelo presidente russo, Vladimir Putin, para marcar o 80º aniversário do chamado Dia da Vitória, quando tropas da União Soviética e aliados venceram a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

Segundo o Kremlin, o cessar-fogo de 72 horas vigorará do início de 8 de maio ao final de 10 de maio.

Relacionadas