loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 06/05/2025 | Ano | Nº 5959
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Política

Mudança

Lula exonera Cida Gonçalves e nomeia Márcia Lopes para o Ministério das Mulheres

Ao lado da agora ex-ministra, Lula empossou a nova titular ontem de manhã

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, empossa Márcia Helena Carvalho Lopes como Ministra de Estado das Mulheres.
Palácio do Planalto.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, empossa Márcia Helena Carvalho Lopes como Ministra de Estado das Mulheres. Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert / PR | Foto: Ricado Stuckert / PR

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nessa segunda-feira a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que estava havia dois anos e quatro meses no cargo, e escolheu como substituta a assistente social Márcia Lopes. A posse de Márcia ocorreu ontem mesmo.

O Presidente publicou uma mensagem em uma rede social sobre a nomeação. “Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”, escreveu.

TROCA AGUARDADA

A troca já era aguardada e mantém a pasta sob o comando do PT. Márcia é do quadro tradicional do partido e foi ministra do Desenvolvimento Social (MDS) em 2010, último ano do segundo mandato de Lula.

Durante sua gestão, Cida teve apoio da primeira-dama Janja Lula da Silva, que participava de agendas da pasta e tentou dar visibilidade ao trabalho.

A pasta das Mulheres foi recriada por Lula, já que na gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022) as ações da área ficaram no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

PERFIL

Paranaense, Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e quadro histórico do PT.

A nova ministra é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde trabalhou como professora, e tem mestrado em Serviço Social pela PUC/SP.

Filiada ao PT, Márcia foi secretária de Assistência Social de Londrina e vereadora na cidade paranaense antes de atuar, de 2004 a 2008, no MDS, onde ocupou cargos de secretária-executiva e de secretária nacional de Assistência Social.

Márcia voltou ao MDS em 2010 como ministra. Ela dirigiu a pasta entre abril e dezembro, deixando o governo ao final do segundo mandato de Lula.

Relacionadas