loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 08/05/2025 | Ano | Nº 5961
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Igreja Católica

Primeiro dia do conclave termina sem definição sobre o novo papa

Sinalização com fumaça preta atrasou cerca de duas horas a mais do esperado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Após juramento, cardeais foram confinados na Capela Sistina
Após juramento, cardeais foram confinados na Capela Sistina | Foto: VATICAN MEDIA

A primeira fumaça que iria sinalizar se o Papa tinha sido eleito ou não demorou cerca de duas horas a mais do esperado. Às 16h30, quando saiu na cor preta, mostrando que a Igreja ainda não tinha um novo Pontífice, muitos fiéis que lotavam a Praça São Pedro estavam exaustos. O atraso levantou especulações.

Nos bastidores, uma das possibilidades da demora teria sido uma pregação inédita feita antes do início dos votos, pelo cardeal italiano Raniero Cantalamessa. Outro motivo que pode ter contribuído é a inexperiência dos cardeais – para a maioria, é a primeira vez em um conclave.

O conclave é totalmente ritualizado. Por exemplo, a forma de dobrar o papel do voto tem de seguir um desenho específico, igual para todos. Qualquer deslize pode interferir. Há também a questão do número de cardeais, um dos maiores já vistos: 133 votantes.

Desanimados com a longa espera, turistas começaram a deixar a Praça de São Pedro antes mesmo do sinal de fumaça. A previsão da Santa Sé, divulgada nos meios de comunicação locais, era que a fumaça saísse da chaminé da Capela Sistina entre 19h e 19h30, no horário de Roma. Mas às 20h50 locais ainda nada havia de resultado.

A partir desta quinta-feira (8), o ritmo segue um padrão estabelecido: são quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. No entanto só há previsão de uma fumaça por turno de votação, podendo aparecer às 5h30 ou 7h e 12h30 ou 14h. Caso a definição do novo Pontífice não seja feita em três dias, a votação é suspensa para um dia de oração.

SEQUÊNCIA

O especialista em Vaticano, Raylson Araujo, explicou à CNN Brasil que o primeiro dia de votação seguiu o cronograma previsto, considerando os rituais iniciais. “Já era esperado. Está dentro do previsto”, comentou Araujo, destacando que o processo começou por volta das 12h43 (horário de Brasília), quando as portas da Capela Sistina foram fechadas.

Araujo ressaltou que o segundo dia do Conclave tende a ser mais direto. “Amanhã [quinta-feira] tende a ser mais direto, então aqueles horários que a Santa Sé divulgou para nós, podemos levar em consideração”, explicou. Ele acrescentou que o momento inicial de meditação não está previsto para ocorrer novamente, o que deve agilizar o processo de votação.

Após cada votação, os cardeais têm conhecimento do número de votos recebidos por cada candidato. Isso pode influenciar as discussões e decisões futuras, à medida que os eleitores retornam à Casa Santa Marta, onde estão hospedados durante o Conclave. A expectativa agora se volta para o segundo dia de votação, com a possibilidade de que as conversas informais entre os cardeais durante a noite e na manhã seguinte possam contribuir para a formação de um consenso mais rápido em torno de um nome para liderar a Igreja Católica.

Relacionadas