Diplomacia
Lula defende relação com a Rússia e critica tarifaço de Trump
Acompanhado de ministros, Presidente se reuniu com líder russo após festejos de 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma reunião de trabalho, nessa sexta-feira (9) em Moscou, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ocasião, Lula criticou a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou taxas de importação de produtos de mais de 180 países, entre os quais Brasil, China e nações europeias.
O Brasil, até o momento, não adotou nenhuma medida para retaliar os Estados Unidos, segundo maior parceiro comercial do país, atrás somente da China.
Lula foi até Moscou para participar da celebração dos 80 anos do Dia da Vitória, organizada por Putin para demonstrar que não está isolado na comunidade internacional, passados três anos do começo da guerra entre Rússia e Ucrânia.
A celebração ocorreu nessa sexta, antes do encontro de Lula com Putin, realizado no Kremlin, sede do governo russo. Na reunião, Lula destacou o potencial de crescimento das relações entre Brasil e Rússia. Mencionou os interesses do Brasil nas áreas da defesa, espacial, científico-tecnológica, educação, aérea, e, sobretudo, na área energética.
“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo, de forma unilateral, joga por terra a grande ideia do livre comércio, joga por terra a grande ideia do fortalecimento do multilateralismo e joga por terra muitas vezes o respeito à soberania dos países que nós temos que ter”, afirmou Lula na ocasião.
Durante o encontro entre Lula e Putin, houve assinatura de atos na área de ciência e tecnologia. Entre os integrantes da comitiva de Lula, estão os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
