loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 12/05/2025 | Ano | Nº 5964
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Política

LEÃO XIV

Escolha de Prevost foi uma surpresa e consenso entre cardeais, avalia arcebispo

Políticos alagoanos desejam que jornada do Papa seja marcada pela fé e a justiça

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis
Arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis -
Arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis
Arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis | Foto: Assessoria

Para o arcebispo de Maceió, Dom Beto Breis, a escolha de Robert Francis Prevost, 69 anos, como líder supremo da Igreja Católica foi uma surpresa e representa o consenso entre os cardeais, pois a eleição ocorreu em menos de 24 horas. Breis conheceu o novo Papa, em 2022, em Roma, durante a Ad Limina, um ritual de visita dos bispos ao Papa.

“Cada papa tem o seu estilo, tem sua maneira e é insubstituível. Usamos sempre o termo sucessão para justamente dizer que agora Leão XIV é sucessor de Pedro. Todos os papas se tornam católicos e universais. Foi uma surpresa, até porque não ficou muito claro naquele momento, na pronúncia feita, depois que a gente viu que se tratava de Prevost” , disse Dom Beto.

Dom Beto Breis avalia que o novo papa é universal, apesar de ser norte-americano. Robert Francis Prevost foi eleito como 267º sucessor de Pedro e escolheu como nome Leão XIV. É o primeiro Papa agostiniano e o segundo Pontífice americano depois de Francisco.

“Ele nasceu nos Estados Unidos, em Chicago, estudou na Pensilvânia, mas a experiência pastoral dele é como religioso agostiniano e como bispo no Peru. Inclusive no seu discurso ele fez questão de falar um pouco em espanhol e com um tom até emocionado se dirigiu a sua antiga diocese no Peru. Então essa marca latino americanidade vai ser muito forte, com certeza, no pontificado do Papa Leão XIV”, avalia o arcebispo de Maceió.

No início da tarde de ontem (8), o mundo conheceu o novo papa, em substituição a Francisco. Anunciado pelo Vaticano após a fumaça branca deixar a Capela Sistina, Robert Francis Prevost, 69 anos, escolheu o nome Leão XIV e é o 1º pontífice dos Estados Unidos na história da Igreja Católica.

“O nome do Prevost representa um consenso até porque foi eleito em menos de 24 horas. Esse é um bom sinal de que os cardeais em pouco tempo conseguiram um nome que a igreja precisa nos dias de hoje para a sucessão de Pedro e de Francisco”, conclui Dom Beto Bries.

Prevost é citado por adotar um perfil progressista e próximo a Francisco, de quem era amigo. Ele abriu seu primeiro discurso falando de paz: "A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse o novo pontífice.

Papa Leão XIV nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago. Em 1977, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.) na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em Teologia.

Em 30 de janeiro de 2023, o Papa Francisco nomeou o Cardeal Prevost prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Foi criado e proclamado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2023, da Diaconia de Santa Mônica.

Repercussão

Nas redes sociais, o governador Paulo Dantas declarou: “Alagoas se une ao mundo para dar as boas-vindas ao Papa Leão XIV. Que sua jornada seja marcada pela fé, justiça e dedicação aos mais humildes. Que Deus o ilumine nesta nova missão!”

Já o prefeito de Maceió, JHC, destacou que “é com imensa alegria que recebemos o anúncio do nome do novo Papa, líder da Igreja Católica, Leão XIV. Em sua primeira fala ele emocionou o Mundo ao lembrar o Papa Francisco e reafirmou seu compromisso com a paz, a justiça e uma igreja que constrói e acolhe a todos. Deus abençoe o Papa Leão XIV na nova missão”.

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, vereador Chico Filho, disse que como católico saúda com grande entusiasmo e alegria a eleição do Papa Leão XIV. “Este é um momento de esperança e renovação para a Igreja Católica em todo o mundo, e tenho certeza de que Sua Santidade guiará os fiéis com sabedoria e compaixão. Que suas bênçãos alcancem também a nossa querida Maceió e toda Alagoas”.

“Mesmo com guerras, conflitos e ameaças comerciais, o mundo parou para acompanhar a escolha do papa Robert Prevost (Leão 14). A fumaça branca precisa continuar para as reformas do Papa Francisco”, publicou o senador Renan Calheiros.

No Instagram, o deputado federal Arthur Lira desejou que o pontificado de Robert Francis Prevost, Papa Leão XIV, seja repleto de diálogo e esperança na missão de evangelizar a Igreja Católica. “Que sua luz seja um farol da fé pelo mundo”, escreveu o deputado.

Procuradas, lideranças de igrejas evangélicas, como Batista e Assembleia de Deus, não quiseram comentar sobre a eleição do novo papa.

Pastor Batista fala em respeito mútuo

Pastor Farley Monteiro Filho, Pastor de Famílias da Igreja Batista do Farol
Pastor Farley Monteiro Filho, Pastor de Famílias da Igreja Batista do Farol | Foto: Assessoria

Farley Monteiro Filho, que é pastor de Famílias da Igreja Batista do Farol, diz o papel de evangélicos e cristãos é, antes de tudo, cultivar o respeito mútuo e o amor fraternal. "Portanto, oferecemos nosso sincero voto de que a escolha do novo papa venha ao encontro das expectativas e necessidades da Igreja Católica, e que ele possa contribuir significativamente para o fomento do amor, da paz e da fé cristã em nossa sociedade", declara.

Relacionadas