loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 13/05/2025 | Ano | Nº 5964
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Política

Eleições internas

Três candidatos disputam presidência do PT em Alagoas

Ronaldo Medeiros, Paulo Henrique e Dafne Orion buscam comando do partido no Estado em meio à reorganização de forças

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Três candidatos disputam presidência do PT em Alagoas
Três candidatos disputam presidência do PT em Alagoas | Foto: Divulgação

A disputa pela presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Alagoas terá três candidatos: o deputado estadual Ronaldo Medeiros, representante da corrente Resistência Socialista; a sindicalista Dafne Orion, apoiada pela tendência majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB); e Paulo Henrique Barbosa Mateus, do movimento interno Diálogo e Ação Petista (DAP).

Esses são os nomes registrados no Processo de Eleição Direta (PED) 2025 da sigla, marcado para o dia 6 de julho em todo o País. Medeiros registrou a chama ‘Renova PT Alagoas’, Dafne lidera a ‘Coração Petista’ e Paulo Henrique está à frente da ‘Virar à Esquerda Diálogo e Ação Petista’.

A corrida interna acontece em meio a uma crise de confiança e denúncias de má gestão que abalaram o atual presidente estadual, Ricardo Barbosa, também da CNB. Barbosa foi alvo de pedidos de afastamento feitos por lideranças da Resistência Socialista, sob a justificativa de suposto uso indevido de recursos do Fundo Partidário e Eleitoral. O episódio aprofundou o racha entre as principais correntes petistas e abriu espaço para o fortalecimento de novos nomes e articulações internas.

A CNB, corrente ligada ao deputado federal Paulão, controla atualmente cerca de 60 diretórios municipais em Alagoas, incluindo os de maior peso político, como Maceió e Arapiraca. Com esse domínio, aposta em Dafne Orion como sucessora natural da atual gestão.

Já Ronaldo Medeiros, com base na Resistência Socialista, aposta em uma estratégia ousada de mobilização: organizou uma campanha de filiação em quase todos os municípios alagoanos, o que pode ampliar significativamente o número de votantes em sua base.

Internamente, Paulo Henrique pertence à antiga corrente ‘O Trabalho’, hoje rebatizada como Diálogo e Ação Petista, uma corrente mais à esquerda que as outras duas em disputa.

Na capital alagoana, a disputa também promete ser intensa. Três candidatos estão na corrida pela presidência do diretório municipal: Alê Costa, Emmanuel Wellington Miranda e Elida Miranda.

Relacionadas