Educação
Arapiraca: Paulo entrega novo campus da Uneal
Governador também autorizou realização de concurso público para 127 professores assistentes na instituição


O Governador Paulo Dantas inaugurou nessa sexta-feira (30), em Arapiraca, o novo Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Durante a solenidade, ele também autorizou a realização de concurso público para 127 vagas de professores assistentes na instituição.
Com investimento de R$ 12,5 milhões, o novo campus conta com oito blocos, 12 salas de aula, auditório, laboratórios, quadra poliesportiva coberta, refeitório e área administrativa.
A obra gerou cerca de 50 empregos diretos e indiretos e beneficiará 2.200 estudantes de graduação distribuídos em 10 cursos.
“Arapiraca é o motor do desenvolvimento do Agreste e do Sertão. E quando Arapiraca cresce, todo o Estado cresce junto”, destacou o Governador, reforçando o papel estratégico da cidade para o desenvolvimento regional.
QUALIDADE DE ENSINO
Segundo o governo estadual, o objetivo da nova estrutura é melhorar as condições de trabalho dos servidores e oferecer mais conforto aos alunos, promovendo o avanço da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
Ao anunciar o concurso, Dantas afirmou estar cumprindo compromissos de campanha. “Em 2025, realizaremos o maior concurso da história da Uneal. Hoje entregamos o campus de Arapiraca e faremos o mesmo em Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos”, disse.
O reitor da Uneal, Odilon Máximo, agradeceu os investimentos e afirmou que a nova estrutura e o concurso representam os maiores presentes pelos 55 anos da instituição.
“É uma estrutura que eleva a qualidade do ensino e garante que o aluno conclua o curso no tempo certo.”
OUTROS CAMPI
Durante o evento, também foi entregue ao Governador a documentação de doação do terreno onde será construído o campus de São Miguel dos Campos.
O campus de Palmeira dos Índios, segundo a secretária estadual de Educação, Roseane Vasconcelos, está com 65% das obras concluídas e deve ser entregue até outubro.
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, ex-professor da Uneal, celebrou a inauguração e destacou a importância afetiva da instituição para sua trajetória. Ele também elogiou o modelo de construção modular adotado pelo governo. “É um modelo eficiente. A obra começa e termina no prazo, diferente do tradicional”, afirmou.