Ponto de apoio
Aposentados lotam agências dos Correios em AL para contestar descontos indevidos
Parceria entre INSS e Correios garante atendimento gratuito e presencial a beneficiários em todo o País


Desde sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos diretamente nas agências dos Correios. Em Alagoas, a medida já teve impacto imediato com a alta procura nas primeiras horas do dia.
“Saí de casa às 5h30, lá do Trapiche, porque tenho esperança de que hoje vou conseguir resolver tudo. Esses descontos vêm há muitos anos na minha aposentadoria e ninguém me dava uma resposta”, contou Maria das Virgens Bezerra, uma das primeiras da fila na agência dos Correios, no centro de Maceió.
A ação é fruto de uma parceria entre os Correios e o INSS para ampliar o acesso dos beneficiários a serviços essenciais, especialmente em regiões que não possuem unidades próprias do instituto.
Com mais de 4.730 agências habilitadas em todo o País, os Correios passam a atuar como ponto de apoio para um serviço antes limitado ao ambiente digital ou por telefone.
“Em 2022, tinha dias que eu não tinha nem um real e ainda ficava devendo. Quero resolver isso logo, porque venho sendo roubado há muitos anos. Só saio daqui quando resolver tudo”, desabafou o senhor Genivaldo, aposentado que também compareceu à agência de Maceió.
Adolfo José, outro beneficiário presente, reforçou a importância da presença física. “Vim regularizar minha situação e escolhi os Correios para isso. Não fiz por telefone, não confio. Hoje estou aqui e acredito que vou resolver.”
CAPILARIDADE E INCLUSÃO
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso de idosos e pessoas com dificuldades em lidar com plataformas digitais, como reforça o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. “Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade e expertise únicas, são uma empresa pública a serviço da população.”
Já o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, explicou que a medida é uma resposta direta à demanda reprimida. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema. Ninguém pode ficar sem acesso ao direito de contestar um desconto indevido”.
SEGURANÇA GARANTIDA
O atendimento será feito apenas em agências próprias dos Correios, com protocolo de segurança e sigilo baseado na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todos os dados dos beneficiários são tratados de forma confidencial, e há rastreabilidade em todo o processo.
Para locais que ainda não possuem agência habilitada, estão previstas ações itinerantes e mutirões, com o objetivo de alcançar todas as regiões do país. A lista completa das agências aptas a oferecer o serviço está disponível no site oficial dos Correios.