Justiça
XIII Fórum de Lisboa começa quarta-feira com presença de grandes juristas
Evento acontece de 2 a 4 de julho, com a presença de diversas autoridades brasileiras


Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), integrantes do governo federal, governadores, parlamentares e representantes de órgãos públicos e empresas estarão presentes no XIII Fórum de Lisboa, que será realizado entre os dias 2 e 4 de julho, na Universidade de Lisboa.
O evento é promovido pelo IDP, FGV e Lisbon Public Law Research Centre. Este ano, o evento tem como tema "O Mundo em Transformação - Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente". O ministro do STJ, Humberto Martins, será um dos palestrantes.
A mesa de abertura acontece nesta quarta-feira (2), às 5h30 no horário de Brasília, e ficará por conta do ministro decano do STF, Gilmar Mendes; do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti; e de outras autoridades.
Além de Gilmar, que estará em outras palestras e no encerramento do Fórum de Lisboa, o STF será representado pelos ministros Luís Roberto Barroso (presidente da corte), André Mendonça, Flávio Dino e Alexandre de Moraes.
Pelo STJ, além de Humberto Martins, irão os ministros Moura Ribeiro, Paulo Sérgio Domingues, Ricardo Villas Bôas Cueva, Sebastião Reis Júnior, Rogério Schietti Cruz, Gurgel de Faria, Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze, Antonio Saldanha, Teodoro Silva Santos, Luis Felipe Salomão, Ribeiro Dantas, Reynaldo Soares da Fonseca, João Otávio de Noronha, Mauro Campbell Marques, Raul Araújo Filho e Afrânio Vilela.
A palestra do ministro Humberto Martins acontece na quinta-feira (3), a partir das 10h30 no horário de Lisboa. Ele vai falar, ao lado de outros palestrantes, sobre Inteligência Artificial e Data Centers: Aspectos Jurídicos e Econômicos, em um painel que será moderado pelo conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Victor Fernandes.