loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 04/07/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Política

Prefeitura

Pedidos de empréstimos foram protocolados na terça-feira

As mensagens do Executivo foram publicadas na edição dessa quinta-feira (3), do Diário Oficial do Município

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Prefeito JHC protocola dois pedidos de empréstimo
Prefeito JHC protocola dois pedidos de empréstimo | Foto: Itawi Albuquerque

Os dois pedidos de empréstimos da Prefeitura de Maceió foram protocolados pelo prefeito da capital, JHC (PL), na terça-feira (1º). Os dois novos projetos de lei na Câmara Municipal pedindo autorização foram publicados na edição dessa quinta-feira (3), do Diário Oficial do Município.

As propostas solicitam tramitação em regime de urgência, o que permite que os textos sejam apreciados diretamente no plenário, sem passar pelas comissões permanentes. A medida ocorre no momento em que o Executivo enfrenta um impasse político com o Legislativo, que ameaça travar a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

No documento enviado à Câmara, o Executivo justifica os pedidos como instrumentos para ampliar a capacidade de investimento público e acelerar obras estratégicas. Os recursos, segundo os textos, estarão vinculados ao Plano Plurianual (PPA), à LDO e à Lei Orçamentária Anual (LOA), respeitando as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Apesar da justificativa técnica, os projetos chegam à Casa Legislativa em meio a um impasse com os vereadores, que ainda não votaram a LDO e condicionam o avanço da pauta a um acordo com o Executivo. O motivo da tensão é a proposta de alteração da Lei Orgânica do Município para elevar gradualmente o percentual das emendas parlamentares impositivas, passando de 1,22% para 1,55% da receita corrente líquida até 2028.

Nos bastidores, vereadores afirmam que a gestão JHC não firmou compromisso com a elevação escalonada, o que tem travado a aprovação da proposta. Sem a votação da LDO — que inclui a mudança —, o Legislativo não pode entrar oficialmente em recesso.

A previsão é de que os projetos possam ser levados ao plenário imediatamente, caso a presidência da Casa considere que há urgência comprovada. O vereador Chico Filho (PL) convocou uma sessão extraordinária para a próxima terça-feira (8), às 15h, com a proposta de analisar o PLDO 2026.

Relacionadas