Eleições
Davi Davino Filho reafirma candidatura ao Senado em 2026 e descarta composições
Pré-candidato diz que tem apoio da executiva do Republicanos e nega articulações com outros grupos políticos


O ex-deputado estadual Davi Davino Filho conformou à Gazeta, ontem, sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026. Na entrevista, o ex-parlamentar descartou qualquer possibilidade de abrir mão da disputa e afirmou que seu nome é “inegociável”.
“Minha candidatura é inegociável. Eu serei candidato ao Senado. E ponto final”, afirmou.
Segundo Davino, sua postulação conta com o aval da executiva nacional do Republicanos, presidida por Marcos Pereira, e da liderança do partido em Alagoas, representada por Antônio Albuquerque. Ele também declarou que o compromisso político do grupo inclui apoio ao deputado federal Nivaldo Albuquerque, que tentará a eleição em 2026 com base em Maceió.
“O compromisso já está selado. Apoiaremos Nivaldo para deputado federal e eu saio candidato ao Senado. Essa é a posição oficial do Republicanos”, disse.
Em 2022, Davi Davino disputou o Senado e venceu a votação em Maceió, superando o então governador Renan Filho (MDB), que venceu no interior. A marca obtida na capital tem sido usada como trunfo em sua construção eleitoral para o novo pleito.
Nos bastidores, especulações apontam para uma possível composição entre grandes grupos políticos, incluindo lideranças como o prefeito JHC (PL), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e a família Calheiros. Davi, no entanto, nega qualquer participação nessas articulações.
“O que sei é o que saiu na imprensa. Ninguém me procurou. Mas, se procurarem, já sabem a resposta: não abro. Meu compromisso é com o povo”, afirmou.
Com o posicionamento, o ex-deputado se antecipa aos movimentos de aliança que vêm sendo discutidos nos bastidores e reforça sua intenção de manter candidatura própria, com base eleitoral independente. Ele também destacou que não pretende entrar na disputa apenas para marcar presença.
“Não sou candidato para fazer número. Sou candidato para vencer”, concluiu.
A pré-candidatura de Davi Davino Filho reacende as articulações políticas para o Senado em Alagoas, que terá duas vagas em disputa no próximo pleito. A movimentação obriga os principais grupos políticos do estado a reavaliarem estratégias e alianças para 2026.