Discussões
Gazeta Summit Mulher abordará enfrentamento à violência de gênero
Evento será no dia 14 de agosto, no Centro de Inovação de Jaraguá, com presença de autoridades, especialistas e lideranças femininas


A Organização Arnon de Mello (OAM) realiza, no dia 14 de agosto, mais uma edição do Gazeta Summit, desta vez com foco no enfrentamento à violência de gênero. O evento acontece das 8h30 às 13h, no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió, reunindo autoridades, especialistas e representantes de instituições que atuam na promoção dos direitos das mulheres.
Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Gazeta Summit Mulher propõe reflexões e propostas para a construção de uma sociedade mais justa, com destaque para a igualdade de gênero como fundamento da democracia.
A palestra magna será proferida pela advogada Gabriela Manssur, presidente do Instituto Justiça de Saia, que abordará o tema “Igualdade de Gênero e Democracia: construindo uma sociedade mais justa para todas”.
Em seguida, painéis temáticos aprofundarão a discussão a partir de eixos como políticas públicas, segurança, economia e autonomia das mulheres.
O primeiro painel, intitulado “Agosto Lilás e a Política Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, contará com a participação de Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas para Mulheres no Instituto Natura; Marília Albuquerque, da Secretaria de Estado da Mulher; Ana Luiza Nogueira, delegada coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL); Ariadne Dantas, promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do Ministério Público de Alagoas (MP/AL); e Eliana Machado, juíza coordenadora da Mulher no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A mediação será da especialista em diversidade e inclusão Carla Rosário (Instituto Geni).
O segundo painel abordará o tema “Autonomia Econômica e Justiça Social: oportunidades para mulheres no mundo do trabalho”, reunindo Cornélia Rodrigues (Nelinha do Babaçu), empreendedora social e ambiental da Reflyta; a deputada estadual Fátima Canuto; a vereadora de Maceió, Teca Nelma; e Regina Célia Barbosa, cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha. A mediação ficará por conta de Raquel Braz, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim/AL) e secretária de Mulheres da Fetag-AL.
O encerramento do evento terá a apresentação do case “Até que a morte nos separe”, da Quadrilha Amanhecer no Sertão, vencedora do concurso de quadrilhas da Globo Nordeste deste ano. Em seguida, uma performance cultural será encenada, simbolizando resistência, identidade e transformação.
O Gazeta Summit Mulher integra a série de fóruns promovidos pela OAM desde 2023, com temas de relevância social, como mobilidade urbana, primeira infância e segurança hídrica.