loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 02/08/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Atividade parlamentar

ALE inicia 2º semestre com orçamento em pauta e clima pré-eleitoral

Deputados destacam que, apesar das diferenças políticas, Casa deve manter ritmo de votações e diálogo com Executivo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
ALE inicia segundo semestre com orçamento em pauta e clima pré-eleitoral
ALE inicia segundo semestre com orçamento em pauta e clima pré-eleitoral | Foto: Igor Pereira/ALE

A Assembleia Legislativa de Alagoas retoma oficialmente os trabalhos na próxima terça-feira (5), após o recesso parlamentar, com a expectativa de um semestre intenso. Em pauta estão o debate sobre o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) e outras propostas que impactam diretamente o dia a dia dos alagoanos. Apesar do ambiente nacional de polarização política e da proximidade das eleições de 2026, os parlamentares asseguram que a agenda institucional será preservada.

Para o primeiro vice-presidente da Casa, deputado Bruno Toledo (MDB), a prioridade natural do segundo semestre é a análise do PLOA, que define as receitas e despesas do Estado para o ano seguinte. Segundo ele, outros temas importantes devem ganhar espaço na agenda legislativa.

“A principal matéria do segundo semestre tradicionalmente é a PLOA, que naturalmente tem espaço de destaque na pauta semestral, mas certamente teremos diversos temas importantes a serem enfrentados. Não entendo que questões eleitorais devam influenciar neste período”, afirmou o parlamentar.

Toledo também destacou o papel da Assembleia como parceira institucional do Executivo. “O Poder Legislativo trabalha em harmonia constante com o Executivo, e isso deve continuar”.

O deputado Ronaldo Medeiros (PT) diz acreditar que, apesar do histórico de estabilidade da Casa, o ambiente político tende a se acirrar com a proximidade do ano eleitoral e diante da crescente polarização nacional. Ele prevê que esse clima também será refletido nos debates locais.

“A aproximação das eleições e essa polarização no Brasil entre um lado e outro deve influenciar nos debates da Assembleia, inclusive localmente. Mas a Casa tem um padrão de trabalho e esses debates não interrompem nem atrapalham os projetos”, avaliou.

Já o deputado Cabo Bebeto (PL), que integra a oposição ao governo estadual, vê o segundo semestre como um período de movimentações intensas por parte do Executivo, com foco na entrega de obras e resolução de pendências antigas.

“A expectativa é de muito trabalho. A gente sabe que, com a aproximação do ano eleitoral, algumas mudanças ocorrem. Começam a entregar muitas obras e resolver questões pendentes. Vamos manter a atenção, fiscalizar, cobrar melhorias e propor ações. Acreditamos que pode haver mudanças positivas, mas é preciso estar atento”, afirmou o parlamentar.

Relacionadas