Educação
Alunos do programa ‘Daqui pra o Mundo’ iniciam intercâmbio de estudos na Inglaterra
Estudantes da rede estadual de ensino foram recebidos em Londres pelo Governador Paulo Dantas
LONDRES | Às 15h10 desse domingo (10), sob clima ameno de 25°C, chegaram a Londres os 100 estudantes da rede estadual de Alagoas que embarcaram no sábado (10) para o programa de intercâmbio Daqui pra o Mundo. Vindos de diferentes municípios, esses jovens — muitos com histórias marcantes de superação — deram o primeiro passo em uma jornada que promete ampliar seus horizontes pessoais, acadêmicos e culturais.
A experiência internacional começou já no desembarque. Do aeroporto de Heathrow, eles seguiram em três ônibus rumo à Universidade de Norbel, no sul de Londres. No campus, foram recebidos por universitários e pelo corpo docente, que prepararam um momento especial de acolhimento. Após o jantar, os estudantes tiveram um encontro com o Governador Paulo Dantas, que destacou a importância da imersão acadêmica e cultural para o futuro de cada participante.
As acomodações também chamaram a atenção: cada estudante ficou em um quarto individual, no mesmo padrão destinado aos universitários britânicos, com banheiro privativo, ar-condicionado, televisão e outros itens de conforto.
O Governador Paulo Dantas ressaltou: “Achei muito importante dar esse abraço em vocês para parabenizá-los e valorizá-los cada vez mais. Vocês são motivo de orgulho para muita gente, e para nós também. Espero que aproveitem a viagem, aproveitem o curso e voltem com muita garra e motivação. Não tenho dúvida de que vocês alcançarão todos os objetivos”.
Operação Ruptura: PC investiga organização criminosa em Coruripe
Instituto Federal de Alagoas abre curso de mídias sociais
Homem é baleado na cabeça após discussão em Arapiraca
Ex-policial militar é preso por golpes em Maceió
Davi Davino confirma convite para ser vice, mas rejeita: "Sou candidato ao Senado"
Ele ainda expressou entusiasmo com a execução do programa: “A gente fica muito entusiasmado com o desempenho de vocês e feliz por o programa Daqui pra o Mundo, que foi tirado do papel na nossa gestão. Vamos continuar dando sequência a esse projeto”.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, também se emocionou. “Este é um momento único para os 100 alunos que, ao retornarem, serão líderes em suas comunidades. Esperamos que voltem com uma bagagem cheia de conhecimento, tanto da língua inglesa quanto da cultura europeia”.
PASSEIO TURÍSTICO
Após a chegada, os estudantes conheceram a Brunel University London e participaram de um jantar com o Governador. No dia seguinte, iniciaram um roteiro pelos principais pontos turísticos da capital britânica, incluindo a London Eye, o Palácio de Buckingham, o St. James’s Park e assistiram à tradicional troca da guarda.
A estudante Anna Buarque, 16 anos, de Maceió, descreveu a experiência: “Toda vez que eu olhava, ainda parecia algo irreal, que eu não fazia parte daquela cena. É uma cidade muito limpa e organizada, com formas de sair e entrar bem definidas para cada um”.
Ela também destacou a diversidade cultural e o patriotismo local. “Ouvir pessoas falando tantas línguas foi incrível: russo, japonês, indiano… E a grande presença do amor e do orgulho pela bandeira em várias regiões”.
A visita ao Palácio de Buckingham foi um dos momentos mais marcantes, reunindo turismo, história e tradição. A imponência da residência oficial da monarquia britânica e a disciplina dos guardas reais impressionaram o grupo.
Segundo Roseane Vasconcelos, “esses jovens estão superansiosos, e muitos estão conhecendo a Europa pela primeira vez. Essa experiência certamente mudará a vida deles”.
Entre os participantes, Cauã Vitor, aluno da Escola Militar de Alagoas, falou sobre sua expectativa: “É imensa. Estou muito ansioso. A viagem foi tranquila, muito aconchegante”.
Ele contou que seu interesse pelo inglês começou cedo e que tem se dedicado ao aperfeiçoamento do idioma. Marry, também estudante da Escola Militar, resumiu: “A experiência vai ser muito especial”. JM