loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 12/08/2025 | Ano | Nº 6030
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Política

Intercâmbio

‘Daqui pra o Mundo’: jovens vivem primeiros dias de aula na Inglaterra

Grupo em Bournemouth relata acolhimento, desafios e descobertas na fase inicial de imersão cultural

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Depois das aulas, os estudantes alagoanos que estão em Bournemouth fizeram um tour pela cidade
Depois das aulas, os estudantes alagoanos que estão em Bournemouth fizeram um tour pela cidade | Foto: Jonathas Maresia

LONDRES – Com um clima litorâneo e de cidade pacata, 20 dos 100 estudantes alagoanos do programa Daqui pra o Mundo tiveram ontem um primeiro dia de aula, marcado por sol intenso e temperatura próxima dos 30°C, na cidade de Bournemouth, no sul da Inglaterra. Além do grupo, outros alunos seguiram para Oxford, Canterbury, Worthing e Brighton.

Recebidos por colegas ingleses, árabes e de outras nacionalidades, os participantes relataram um ambiente escolar acolhedor e estimulante. Rillary Perreira, de Capela, descreveu a experiência como um momento único:

“Está sendo incrível. Parece que eu tô em um sonho. Às vezes eu me belisco para ver se estou acordada. É tudo muito novo, muito diferente. Em cada aula a gente aprende algo novo. Os professores são incríveis. O pessoal da recepção, da coordenação, todos são muito gentis e educados.”

Rillary também destacou o acolhimento na casa onde ficará hospedada:

“Foi ótima. Ela [a host family] é muito fofa, muito gentil e nos deu liberdade também”, acrescentou.

De Jacuípe, o estudante Keyllon Gabriel, de 16 anos, ressaltou que os anfitriões são cuidadosos e carinhosos:

“Sempre perguntando se você precisa de alguma coisa e sempre prontos para apoiar você em qualquer situação. Foi incrível a primeira experiência.”

Ele contou que o primeiro dia de aula foi desafiador, mas repleto de aprendizado:

“Ainda tô me adaptando, mas, se Deus quiser, ele vai nos ajudar, vamos conseguir progredir e melhorar cada vez mais o inglês.”

Já Mikael Júnio, de Palmeira dos Índios, 18 anos, afirmou que desde o ano passado tinha o desejo de participar do programa e contou com a ajuda da namorada Paloma para se inscrever nesta edição: “Eu gostaria de agradecer muito por ter me incentivado, ter me ajudado com tudo”.

O professor Isaac Ismerim, natural de Sergipe e residente em Arapiraca, é o responsável pela turma em Bournemouth. Ele explicou como ocorreu a seleção para atuar como monitor:

“A gente fez etapas de seleções em que incluíram análise de currículo, entrevista com psicólogo para testar que nós estávamos hábeis para estar aqui com os alunos. Além disso, a gente fez também uma prova de proficiência na língua inglesa e os cinco melhores candidatos foram selecionados para estar cada um em uma cidade aqui na Inglaterra.”

Após as atividades em sala de aula, o grupo participou de um tour por Bournemouth, visitando pontos emblemáticos, como a igreja em cujo pátio está sepultado o corpo de Mary Shelley, autora do clássico Frankenstein. A experiência marca o início da fase de imersão cultural e linguística do programa, que promove o contato direto com diferentes culturas e hábitos.

Relacionadas