loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 14/08/2025 | Ano | Nº 6031
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Política

Nova experiência

Daqui pro Mundo: alunos de Alagoas iniciam intercâmbio em Canterbury

Grupo de 20 estudantes está frequentando a Stafford House, instituição referência no ensino de inglês

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Estudantes alagoanos participaram na terça-feira das primeiras aulas em escola na cidade de Canterbury, no sul da Inglaterra
Estudantes alagoanos participaram na terça-feira das primeiras aulas em escola na cidade de Canterbury, no sul da Inglaterra | Foto: Natalício Vieira / Seduc

LONDRES | Canterbury, no sul da Inglaterra, se tornou o novo cenário de aprendizado para 20 dos 100 alunos da rede estadual de ensino que participam do programa Daqui pro Mundo. Eles iniciaram, nessa terça-feira (12), o intercâmbio que promete transformar não apenas o inglês, mas também a visão de mundo dos participantes.

Os estudantes frequentam a Stafford House, instituição fundada em 1952 e referência no ensino de inglês, que deixou Londres para se instalar na histórica Canterbury. Pela manhã, participaram das primeiras aulas, com imersão total no idioma e interação com colegas de diferentes nacionalidades.

A professora alagoana Ariane Ferreira, que acompanha o grupo, relatou a recepção calorosa e a boa adaptação dos estudantes.

“Fizemos o nivelamento, todos foram bem recebidos nas casas e na escola. Surpreendentemente, fomos muito elogiados pelo nosso nível de inglês. A metodologia é bastante comunicativa, mantendo os alunos imersos o tempo todo.”

O clima de entusiasmo também é evidente nas falas dos alunos. João Miguel, 16, de Inhapi, descreveu o primeiro dia como “incrível” e destacou o contato com estudantes da China e da Turquia. Giovana Duarte, 17, de Teotônio Vilela, contou que o tour inicial pela escola ajudou na adaptação antes do início das aulas.

Após as atividades em sala, o grupo fez um walking tour por pontos históricos da cidade, com destaque para a imponente Catedral de Canterbury. A experiência transformou a história local em sala de aula viva, com cada monumento e relato histórico funcionando como lição prática.

Para Matheus Costa, 17, de Arapiraca, o intercâmbio é um divisor de águas.

“Essa viagem que o governo de Alagoas me proporcionou é simplesmente incrível. Sei que é uma oportunidade muito grande e já percebo meu inglês melhorando. Isso vai abrir portas e me preparar para que o mundo me conheça.”

O programa Daqui pro Mundo, promovido pelo Governo de Alagoas, envia estudantes da rede pública para cidades da Inglaterra, dividindo-os em grupos instalados em localidades como Oxford, Bournemouth, Worthing e Brighton. Em Canterbury, a jornada apenas começou — e promete render novas histórias e conquistas acadêmicas.

Relacionadas