loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 26/08/2025 | Ano | Nº 6040
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Tecnologia

‘A IA vai vencer e a humanidade vai perder’, diz professor

Para Yuval Harari, inteligência artificial terá capacidade de realizar ações de forma independente

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Harari alerta para riscos da IA para o futuro da humanidade
Harari alerta para riscos da IA para o futuro da humanidade | Foto: Divulgação

O historiador e autor de best-sellers Yuval Harari acredita que a superinteligência artificial representa riscos para o futuro da humanidade ao adquirir a capacidade de agir de forma independente e sem qualquer controle. Ele falou sobre o assunto durante entrevista ao programa Fantástico da TV Globo exibida no último domingo (24).

Na última semana, o professor israelense esteve na capital paulista para apresentar seu novo livro, Nexus: Uma breve história das redes de informação, da Idade da Pedra à inteligência artificial, no evento São Paulo Beyond Business (SP2B). A obra também aborda os impactos da tecnologia e como ela ameaça a nossa existência.

Tratando a tecnologia como “inteligência alienígena”, o famoso escritor destaca que a IA se desenvolve de um jeito totalmente diferente da inteligência humana e por isso ambas não podem ser comparadas. Para ele, a versão mais avançada e capaz de tomar decisões por conta própria está perto de surgir, mas não tão rápido como sugerem alguns pesquisadores.

Harari acredita em uma tomada de controle gradual e perigosa das IAs, que não acontecerá como nos filmes, com robôs e máquinas ameaçando as pessoas;

Para o autor, os chatbots vão acabar com determinadas profissões em 10 ou 15 anos, como os escritores, sendo capazes de escrever livros melhores do que os humanos;

O maior problema está na corrida para liderar o desenvolvimento da IA, que vem acontecendo sem a regulamentação adequada, o que pode significar grandes perigos ao conceder poder à tecnologia;

Com isso, alguns algoritmos podem passar a assumir o controle de narrativas nas redes sociais, espalhando desinformação e teorias da conspiração sem nenhum controle;

“Em uma corrida de IAs sem limites, nós sabemos quem vai vencer: a IA vai vencer e a humanidade vai perder”, disse ele, à reportagem.

Ainda conforme o historiador, as decisões sobre o futuro da IA não podem mais ficar nas mãos de um pequeno grupo de pessoas, defendendo uma maior transparência em relação ao assunto. Ele menciona, especificamente, os CEOs de empresas do setor, que estariam monopolizando as discussões.

No evento que participou em São Paulo, Yuval também comentou que a tecnologia se transformou no mais novo ator político global. Em breve, a IA será responsável por inventar novas estratégias militares, ditando como os governos devem agir, além de criar novas moedas, ideologias e até religiões.

Relacionadas