Governabilidade
Paulo Dantas empossa hoje três novos secretários indicados pelo PT
Mudança consolida afastamento do grupo de Paulão e reforça nova correlação de forças no partido em AL

O Governador Paulo Dantas (MDB) dará posse, na manhã de hoje, a três novos secretários de Estado em cerimônia no Palácio República dos Palmares.
A mudança atinge pastas controladas pelo PT e reflete a vitória do grupo liderado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros no comando do partido em Alagoas, após décadas de hegemonia da corrente liderada pelo deputado federal Paulão.
A posse dos três é considerada, nos bastidores políticos de Alagoas, a consolidação da nova correlação de forças no PT alagoano, agora sob a condução de Medeiros, que assumirá oficialmente a presidência da legenda no dia 6 de setembro.
Os secretários que deixam os cargos, Gino César (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Maria José da Silva (Mulher e Direitos Humanos), foram indicados por Paulão em articulação ainda da antiga direção partidária. A nova composição das pastas foi definida depois de uma série de embates internos entre Medeiros e o deputado federal.
A partir de agora, três nomes próximos ao novo presidente estadual do PT assumem espaços estratégicos. Na recém-criada Secretaria da Mulher, que foi desmembrada da antiga estrutura de Direitos Humanos, a escolhida é Marília Albuquerque.
Filha do desembargador Tutmés Airan, Marília atuava como assessora especial do Governador e já exerceu a função de secretária de Cultura e Lazer de Arapiraca, durante a gestão do prefeito Luciano Barbosa. Em 2024, disputou uma vaga na Câmara de Vereadores do município pelo PT. Com forte inserção política no Agreste, é bisneta do ex-prefeito Luís Pereira Lima e carrega vínculos familiares tradicionais na região.
Para a Secretaria de Direitos Humanos, assume o então presidente do diretório do PT em Maceió, Marcelo Nascimento, advogado e militante histórico. Graduado em Direito e pós-graduado em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Marcelo atua desde 1995 na defesa da causa, foi coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos e do Fórum Permanente contra a Violência em Alagoas, além de ter integrado a primeira gestão do Conselho Estadual de Direitos Humanos.
Também presidiu a ABGLT por dois mandatos, ajudou a elaborar o Programa Brasil Sem Homofobia, no governo Lula, e ocupou cargos na área de educação e segurança pública com foco na pauta LGBTQIA+.
Já a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos passa a ser conduzida por Judson Cabral, engenheiro com especialização em gestão ambiental, ex-vereador por Maceió e ex-deputado estadual. Liderança histórica do PT, Judson foi presidente do Serviço de Engenharia de Alagoas (Serveal) no governo Renan Filho e integra o núcleo que articulou a vitória de Ronaldo Medeiros na eleição interna do partido.