Indicados pelo PT
Paulo empossa novos secretários e anuncia concurso para várias carreiras
Edital está previsto para outubro e deve contemplar praticamente todas as áreas do governo


O Governador Paulo Dantas (MDB) anunciou ontem que lançará em outubro um concurso público com vagas para praticamente todas as áreas do serviço público estadual. O anúncio foi feito durante a posse de três novos secretários de Estado no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
De acordo com o Governador, o edital vai abranger carreiras diversas, como educação, saúde, administração, economia, direito e engenharia. O edital está previsto para outubro. Para ele, a medida demonstra a solidez fiscal do Estado e a aposta na qualificação da mão de obra como estratégia para garantir o fortalecimento da gestão pública. “Você que é professora, enfermeiro, administrador ou engenheiro terá oportunidade de participar deste concurso público”, afirmou.
Paulo Dantas ressaltou ainda que o governo manterá capacidade de investimento em 2025 e 2026, com entregas já programadas de creches, hospitais, a UPA de Rio Largo, além de rodovias, duplicações e programas sociais.
O evento também marcou a posse de Marília Albuquerque (Secretaria da Mulher), Marcelo Nascimento (Secretaria de Direitos Humanos) e Judson Cabral (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), nomes ligados ao grupo do deputado estadual Ronaldo Medeiros, novo dirigente estadual do PT. A mudança consolida uma nova correlação de forças dentro do partido em Alagoas, após anos de hegemonia da corrente liderada pelo deputado federal Paulão.
NOVOS SECRETÁRIOS
Durante a cerimônia, Paulo Dantas destacou o perfil dos novos auxiliares: “São nomes com experiência e responsabilidade, que vão dar continuidade aos projetos em andamento e trazer novas propostas. Essas três pastas são muito importantes para o Estado e vão promover ainda mais eficiência à gestão.”
Marcelo Nascimento, ao assumir Direitos Humanos, destacou que a pasta tem atuação intersetorial e prometeu ampliar programas voltados para quilombolas, ciganos, pessoas LGBTQIA+, população em situação de rua e outros grupos que precisam da proteção do Estado. Já Judson Cabral afirmou que vai priorizar ações de sustentabilidade e qualidade de vida, ressaltando a importância do meio ambiente também como gerador de renda, sobretudo pelo turismo.
A nova secretária da Mulher, Marília Albuquerque, de 35 anos, já ocupou os cargos de secretária municipal da Mulher e de Cultura e Lazer, em Arapiraca, além de ter atuado em outras frentes da gestão pública. Em seu discurso de posse, ela destacou o compromisso com a promoção da igualdade e a defesa das mulheres em todo o Estado.
“Essa nomeação vai além de assumir um cargo público, trata-se de uma missão em defesa das mulheres, com seus desafios e potencialidades. Chegaremos a todas, inclusive às mais distantes”, afirmou Marília. “Estou pronta para construir uma política que transforme a vida das mulheres e fico feliz por integrar o maior secretariado feminino do Brasil”.
PAULÃO
O Governador foi questionado sobre a relação política com Paulão. Apesar das divergências internas no PT, garantiu que não haverá rompimento. “Vamos unir esforços para garantir a reeleição do Presidente Lula. Paulão tem meu apoio para disputar a vaga de deputado federal e, se quiser ser candidato a senador, terá minha solidariedade”, disse.
Estiveram presentes à solenidade o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas Tutmés Ayran; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Toledo; o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Marcelo Beltrão; os deputados estaduais Bruno Toledo, Ronaldo Medeiros, Silvio Camelo, Carla Dantas, Ricardo Nezinho, Dudu Ronalsa, Marcos Barbosa e Inácio Loiola; além de vereadores e representantes de movimentos sociais.