loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 26/08/2025 | Ano | Nº 6040
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Política

Indicados pelo PT

Paulo empossa novos secretários e anuncia concurso para várias carreiras

Edital está previsto para outubro e deve contemplar praticamente todas as áreas do governo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Marília Albuquerque foi empossada ontem por Paulo Dantas como nova secretária de Estado da Mulher
Marília Albuquerque foi empossada ontem por Paulo Dantas como nova secretária de Estado da Mulher | Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O Governador Paulo Dantas (MDB) anunciou ontem que lançará em outubro um concurso público com vagas para praticamente todas as áreas do serviço público estadual. O anúncio foi feito durante a posse de três novos secretários de Estado no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

De acordo com o Governador, o edital vai abranger carreiras diversas, como educação, saúde, administração, economia, direito e engenharia. O edital está previsto para outubro. Para ele, a medida demonstra a solidez fiscal do Estado e a aposta na qualificação da mão de obra como estratégia para garantir o fortalecimento da gestão pública. “Você que é professora, enfermeiro, administrador ou engenheiro terá oportunidade de participar deste concurso público”, afirmou.

Paulo Dantas ressaltou ainda que o governo manterá capacidade de investimento em 2025 e 2026, com entregas já programadas de creches, hospitais, a UPA de Rio Largo, além de rodovias, duplicações e programas sociais.

O evento também marcou a posse de Marília Albuquerque (Secretaria da Mulher), Marcelo Nascimento (Secretaria de Direitos Humanos) e Judson Cabral (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), nomes ligados ao grupo do deputado estadual Ronaldo Medeiros, novo dirigente estadual do PT. A mudança consolida uma nova correlação de forças dentro do partido em Alagoas, após anos de hegemonia da corrente liderada pelo deputado federal Paulão.

NOVOS SECRETÁRIOS

Durante a cerimônia, Paulo Dantas destacou o perfil dos novos auxiliares: “São nomes com experiência e responsabilidade, que vão dar continuidade aos projetos em andamento e trazer novas propostas. Essas três pastas são muito importantes para o Estado e vão promover ainda mais eficiência à gestão.”

Marcelo Nascimento, ao assumir Direitos Humanos, destacou que a pasta tem atuação intersetorial e prometeu ampliar programas voltados para quilombolas, ciganos, pessoas LGBTQIA+, população em situação de rua e outros grupos que precisam da proteção do Estado. Já Judson Cabral afirmou que vai priorizar ações de sustentabilidade e qualidade de vida, ressaltando a importância do meio ambiente também como gerador de renda, sobretudo pelo turismo.

A nova secretária da Mulher, Marília Albuquerque, de 35 anos, já ocupou os cargos de secretária municipal da Mulher e de Cultura e Lazer, em Arapiraca, além de ter atuado em outras frentes da gestão pública. Em seu discurso de posse, ela destacou o compromisso com a promoção da igualdade e a defesa das mulheres em todo o Estado.

“Essa nomeação vai além de assumir um cargo público, trata-se de uma missão em defesa das mulheres, com seus desafios e potencialidades. Chegaremos a todas, inclusive às mais distantes”, afirmou Marília. “Estou pronta para construir uma política que transforme a vida das mulheres e fico feliz por integrar o maior secretariado feminino do Brasil”.

PAULÃO

O Governador foi questionado sobre a relação política com Paulão. Apesar das divergências internas no PT, garantiu que não haverá rompimento. “Vamos unir esforços para garantir a reeleição do Presidente Lula. Paulão tem meu apoio para disputar a vaga de deputado federal e, se quiser ser candidato a senador, terá minha solidariedade”, disse.

Estiveram presentes à solenidade o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas Tutmés Ayran; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Toledo; o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas, Marcelo Beltrão; os deputados estaduais Bruno Toledo, Ronaldo Medeiros, Silvio Camelo, Carla Dantas, Ricardo Nezinho, Dudu Ronalsa, Marcos Barbosa e Inácio Loiola; além de vereadores e representantes de movimentos sociais.

Relacionadas