Luto
Alagoas dá adeus a Moacir Teófilo, símbolo da educação no Agreste
Professor e ex-secretário faleceu aos 97 anos, deixando legado histórico para Arapiraca e o Estado


A cidade de Arapiraca se despediu ontem do professor José Moacir Teófilo, figura histórica da educação e pai do ex-prefeito Rogério Teófilo, falecido em 2020. Ele faleceu no domingo (31/8), aos 97 anos.
O velório ocorreu no tradicional Colégio Rogério Auto Teófilo (antigo Colégio Bom Conselho), no Centro de Arapiraca, fundado por ele em 1950. A banda de fanfarra da instituição o homenageou com diversas músicas.
Amigos, familiares, ex-alunos e admiradores prestaram as últimas homenagens. O cortejo seguiu pelas principais ruas de Arapiraca em um veículo do Corpo de Bombeiros, passando também pelo Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, local que marcou outra paixão do professor, já que ele presidiu o ASA em duas oportunidades.
Durante a despedida, o filho Ricardo Teófilo ressaltou a dimensão do legado deixado pelo educador.
“Nós da família Teófilo sabemos que a comunidade arapiraquense, alagoana e a própria brasileira também está de luto. Luto pela maneira como ele conduziu com ética, dedicação e acima de tudo na educação para vários arapiraquenses e participou também da criação da faculdade de filosofia, hoje Uneal, trouxe o Cesmac, além do casarão do Colégio Bom Conselho. Era cidadão honorário de Maceió e de Arapiraca. Era um cara apaixonado pela educação, era o pai da educação em Arapiraca, e a gente sabe desse legado dele. O próprio prefeito Luciano Barbosa teve ele como referência. Foram 97 anos de dedicação à comunidade”.
O sepultamento ocorreu no início da tarde, no Cemitério Municipal do Sítio Brejo, zona rural de Coité do Noia, município vizinho.
LEGADO
Secretário de Estado da Educação por duas gestões — nos governos Teobaldo Barbosa (1982-1983) e José Tavares (1986-1987) —, Teófilo deixa um legado inestimável para Arapiraca e para todo o Estado.
Em reconhecimento à sua trajetória, a antiga Escola Reunida de Canafístula, em Arapiraca, foi rebatizada como Escola Estadual Professor Moacir Teófilo em 1986. A unidade atende 379 estudantes do ensino médio integral e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).