AVANÇO IMPORTANTE
Obra da ponte Penedo-Neópolis avança com previsão de entrega em dezembro de 2026
Já foram investidos R$ 32.977.691,95 na execução do projeto; valor total previsto para a conclusão da ponte é de R$ 203 milhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou novos dados sobre o andamento da obra da ponte que ligará os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE), projeto aguardado há décadas pela população do Baixo São Francisco. A construção, orçada em cerca de R$ 203 milhões, já apresenta avanços importantes, mas ainda enfrenta desafios técnicos e naturais que exigem atenção constante.
Até o momento, já foram investidos R$ 32.977.691,95 na execução do projeto. O valor total previsto para a conclusão da ponte é de R$ 202.999.312,77.
De acordo com informações oficiais do DNIT, a infraestrutura da ponte já atingiu 19% de execução, com a conclusão de 17 estacas. Na parte da mesoestrutura, responsável pelo suporte entre a base e o tabuleiro da ponte, o avanço é de 11%, incluindo a construção de 3 travessas e 12 pilares.
Embora os números representem um início ainda modesto frente ao porte da obra, o DNIT ressalta que a execução segue o cronograma previsto, com esforços concentrados na superação dos obstáculos técnicos.
O DNIT aponta dois fatores que têm exigido maior planejamento no processo construtivo: a variação da maré no Rio São Francisco e a presença de um banco de areia no trecho de Neópolis, especificamente entre os apoios 7 e 15 da ponte. Essas condições tornam a execução de algumas etapas mais complexa, exigindo ajustes operacionais e o uso de técnicas adequadas para assegurar a qualidade e a segurança da obra.
A expectativa é de que a ponte traga transformações significativas para a região. Atualmente, a travessia entre Penedo e Neópolis depende da utilização de balsas, que funcionam em horários fixos e podem causar atrasos superiores a uma hora. Com a ponte, essa dependência chegará ao fim, favorecendo tanto a mobilidade diária da população quanto o transporte de mercadorias.
Segundo o DNIT, setores como agricultura, pesca, pequenas indústrias e comércio varejista ganharão maior previsibilidade logística, reduzindo custos de frete e perdas de produtos perecíveis. O Ministério dos Transportes também destaca que o escoamento da produção local será beneficiado diretamente, ao mesmo tempo em que novos centros de serviços, atacarejos, oficinas e polos de distribuição tendem a surgir nos acessos da ponte, gerando emprego e renda no Baixo São Francisco.
No turismo, a travessia rodoviária contínua deve impulsionar o fluxo de visitantes ao centro histórico de Penedo e aos passeios náuticos pelo rio, além de facilitar roteiros que combinem o litoral sul de Alagoas ao baixo sertão sergipano. A operação de excursões “bate-volta” e a realização de eventos regionais também devem ser favorecidas, já que deixarão de depender das restrições de horários da balsa.
Prazo de entrega
A previsão oficial de entrega da ponte é dezembro de 2026. Questionado sobre possíveis atrasos, o DNIT afirmou que, até o momento, não há risco de mudança nesse prazo.
Manutenção após a entrega
O DNIT informou ainda que o plano de manutenção preventiva e o acompanhamento da estrutura da ponte serão definidos após a conclusão da obra, em estudos específicos voltados para a operação e conservação.
Linha do tempo da obra da ponte Penedo–Neópolis
- 2023 – Ordem de serviço é emitida pelo DNIT e iniciam-se as etapas de planejamento, mobilização de equipes e preparação do canteiro de obras.
- 2024 – Início da execução das fundações. Avanço da infraestrutura com a cravação das primeiras estacas no leito do Rio São Francisco.
- Agosto de 2025 – Obra atinge 19% da infraestrutura concluída (17 estacas executadas) e 11% da mesoestrutura (3 travessas e 12 pilares).
- 2025–2026 – Etapa de maior complexidade, com a conclusão da mesoestrutura e início da montagem do tabuleiro da ponte. Principais desafios incluem a variação da maré e um banco de areia entre os apoios 7 e 15 no lado sergipano.
- Dezembro de 2026 – Prazo oficial para entrega da ponte, segundo o DNIT.